História, perguntado por Frajolaah377, 1 ano atrás

Examine a seguinte tabela: A

tabela apresenta dados que podem ser explicados

a) pela lei de 1831, que reduziu os impostos sobre os escravos importados da África para o Brasil.
b) pelo descontentamento dos grandes proprietários de terras em meio ao auge da campanha abolicionista no Brasil.
c) pela renovação, em 1844, do Tratado de 1826 com a Inglaterra, que abriu nova rota de tráfico de escravos entre Brasil e Moçambique.
d) pelo aumento da demanda por escravos no Brasil, em função da expansão cafeeira, a despeito da promulgação da Lei Aberdeen, em 1845.
e) pela aplicação da Lei Eusébio de Queirós, que ampliou a entrada de escravos no Brasil e tributou o tráfico interno.

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por mligya
37
Boa tarde!


Nota-se na tabela que a partir do ano de 1845 o número de escravos que entravam no Brasil crescia continuamente, mesmo diante da decisão do parlamento inglês de interceptar navios escravocratas que traziam pessoas da África para o território brasileiro. 

Mesmo com as pressões britânica, o processo de plantio de café exigia muita mão de obra e o Brasil continuou com a prática de tráfico de negros, a qual só foi encerrada diante da Lei Eusébio de Queirós, em 1850.

Alternativa correta letra d) pelo aumento da demanda por escravos no Brasil, em função da expansão cafeeira, a despeito da promulgação da Lei Aberdeen, em 1845. 


Abraços!
Respondido por justforthebois123
1

Resposta:

d) pelo aumento da demanda por escravos no Brasil, em função da expansão cafeeira, a despeito da promulgação da Lei Aberdeen, em 1845.

Explicação:

(geekie)

A tabela mostra um grande aumento da entrada de escravos no Brasil, nos três anos subsequentes à decretação do Bill Aberdeen. É claro que a expansão da cafeicultura nesse período, embora significativa, nem de longe acompanhou o crescimento da importação de escravos. Seria mais correto, portanto, dizer que o aumento do tráfico deveu-se ao receio de que sua extinção ocasionasse uma dramática falta de mão de obra, levando os fazendeiros a formar um estoque de escravos.

Entre 1845, ano do Bill Aberdeen britânico, e 1850, momento em que foi promulgada a Lei Eusébio de Queirós no Brasil, o tráfico negreiro da África para cá aumentou por dois motivos: o crescimento da produção de café, que necessitava cada vez mais de braços para a lavoura, e a branda coação da Marinha inglesa contra os negreiros no Atlântico, que se limitava a advertências. Por isso o número de escravos importados aumentou no período. A partir de 1849, os ingleses passaram a ações militares mais incisivas. Os navios com escravos eram capturados e, nos termos da Lei Aberdeen, os cativos eram libertados e repatriados. A insistência dos traficantes levou, em seguida, aos ataques que afundaram dezenas de navios negreiros na costa brasileira.

Anexos:
Perguntas interessantes