Examine a capa da revista Superinteressante, publicada em julho de 2019.a) Indique o duplo sentido presente na manchete de capa da revista, explicitando os elementos linguísticos utilizados. b) Explique como a imagem e o texto se combinam na construção do sentido.
#FUVEST
Soluções para a tarefa
A. O duplo sentido ocorre na manchete porque o "para" foi usado como um verbo imperativo. Em seguida foi colocado "noia", termo que está relacionado a transtornos mentais.
A junção das palavras seria "paranoia", tornando-se um substantivo atrelado a doenças mentais.
A partir disso, a ambiguidade apresenta a figura de linguagem paranomásias, palavras cujos sons são parecidos, mas não têm o mesmo sentido.
B. A imagem combina com o texto porque está relacionada a uma sessão de terapia, pois a personagem está sentada e a sua cabeça está cheia de círculos, como se estivesse confusa, devido a paranoia.
Abraços!
a. O duplo sentido presente na capa da revista tem a ver com o verbo "para" sendo utilizado no imperativo, como uma ordem, e a palavra noia, relacionada com transtornos psíquicos. Ao mesmo tempo que possuem significados próprios, juntas elas forma o termo "paranoia", que indica uma transtorno psíquico.
b. A imagem apresenta uma sessão de terapia e a cabeça do personagem traz o sentido de um transtorno mental. Sendo assim, ambas as linguagens, tanto a verbal quanto a não verbal, se complementam.
Saiba mais em:
https://brainly.com.br/tarefa/20558499