Ex 1- identifique a teoria epistemológica que substitua o X (racionalista, empirista ou sético) a que o autor se refere.em seguida responda as questões É óbvio que um determinado tipo de conhecimento serviu de modelo a interpretação X do conhecimento. E não é difícil dizer qual seja: é o conhecimento matemático. Ele é predominantemente dedutível e conceitual. Na geometria, por exemplo todos os conhecimentos são derivados de conceitos superiores de axiomas. Nela, o pensamento impera com completa independência na experiência, na medida em que segue apenas as suas próprias leis. Por isso, todos os juízos que formula distingue-se pelas notas características da necessidade lógica e da validade universal. Hessun Johanmas. Teoria do conhecimento 3°ed SP Martins Fontes 2012 p.49. A) qual é a tendência que substitui o X ? B)identifique um filósofo que pertence a essa tendência e justifique com base nas características da matemática. Ex:2 faça uma dissertação (mínimo 15 linhas) com base nos "ídolos" denunciados por Frances Bacon , tendo como tema "os ídolos da caverna da minha geração".
Soluções para a tarefa
Olá!
Vale relembrar as teorias epistemológica.
Racionalista - experiência fundamentada e na argumentação rigorosa (logicamente válida). Razão.
Empirista - poder da experiência.
Ceticismo - desconfiança no poder da razão e da experiência.
1)
A - A teoria epistemológica que substitui o X é a racionalista.
B - Um dos maiores filósofos racionalista foi René Descartes. Ele criou um método baseado na geometria, com quatro regras, que ficaram conhecidas como as regras do método científico.
2)
Frances Bacon, em meados dos séculos XVI e XVII no reinado da Rainha Elizabeth I, tornou-se um significativo papel na vida política daquela sociedade, conseguiu o título de conselheiro da Coroa.
Bacon denunciou os ídolos e as as falsas noções que bloqueiam a mente e invadem o intelecto humano impossibilitando o acesso à verdade e gera dificuldades em relação às ciências, quando não os combatemos. Em sua teoria, os ídolos se classificam em quatro categorias: ídolos da tribo, ídolos da caverna, ídolos da foro e ídolos do teatro.
Os ídolos da caverna é uma alusão à alegoria da caverna de Platão. Bacon acreditava que cada um tem a sua própria caverna, tem os seu jeito próprio de interpretar a natureza, vêem sua própria luz por ângulos diferentes e cometem erros diversos.
Espero ter ajudado.