História, perguntado por marcosleo8691, 1 ano atrás

evolução histórica do estado feudal? alguém sabe? por favor ;)

Soluções para a tarefa

Respondido por Jhullysg
0

 Estado é uma organização destinada a manter, pela aplicação do Direito, as condições universais da ordem social. (2006:1)

Desde o aparecimento como organização, o Estado vem sempre evoluindo.

Sobre a evolução histórica, fala-se na chamada lei dos três estados, formulada por Augusto Comte - cada manifestação do pensamento humano passa sucessivamente por 3 graus teóricos (o estado fictício ou teológico, o estado metafísico ou abstrato e o estado positivo ou científico). (2006:91)

Queiroz Lima adotou esta doutrina da seguinte forma:

1º - o Estado primitivo foi teocrático, isso se explica pelas teorias do direito divino sobrenatural;

2º - surge a noção metafísica do Estado, deslocando para a vontade do povo a origem do poder soberano;

3º - segue-se a noção positiva do Estado, no qual a soberania decorre das próprias circunstâncias objetivas, da lei ou da concepção realista do Estado como força do serviço do direito.

Para Sahid Maluf esta fórmula não é rigorosamente exata, uma vez que não houve sucessão cronológica das diversas noções do Estado, porém esta classificação é a mais seguida pelos autores.

Os Estados mais antigos que a história relata foram os grandes impérios que se formaram no Oriente desde 3.000 anos a. C. (início da Idade Média), porém houve anteriormente outras civilizações, mas que não existiam doutrinas políticas, mas sim a única forma de governo que era a monarquia absoluta, exercida em nomes dos deuses. (2006:93)

Respondido por esteafan
0
Olá!
O feudalismo é uma característica presente da idade média, esta foi iniciada em 476, após a queda de Roma.
O Estado feudal foi se formando assim:


Os germânicos, alguns, entraram em acordo com Roma - o Colonato -, aí quando Roma caiu, os gemanicos passaram a estar presentes em toda a Europa.
Como a guerra era muito valorizada, aqueles que se destacavam conseguiam o acumular terras e passavam a ser chamados de Senhores Feudais.
Esses senhores ofereciam partes das terras para outros nobres menos importantes, em troco de apoio militar, e assim se estabelecia o sistema de SUSERANIA (quem dá a terra) e VASSALAGEM(quem recebe).
Nessas terras (feudos) o senhor feudal tinha servos trabalhando no plantio.
Havia impostos sobre os servos, fome e o clima de "quero sair daqui"
Então, quando o as cidades passaram a ter um comércio novamente efetivo, renascimento comercial, mts fugiram para as cidades, o que enfraqueceu o sistema feudal.
Perguntas interessantes