Sociologia, perguntado por mmcamargo, 6 meses atrás

Evolução e Revolução séculos XlX a XXl. Principais líderes, política, cultura.

Soluções para a tarefa

Respondido por claudinhaubaldo
1

Resposta:

Foi nesse período que se mudou a forma de governo, foi feita a Constituição, se iniciou a substituição do trabalho escravo pelo trabalho assalariado e as fazendas de café e outras lavouras brasileiras modernizaram-se. As cidades cresceram e nelas as primeiras indústrias se instalaram.

Quando o Brasil se tornou independente de Portugal, não tinha condições de ser um país industrializado, dependia apenas das exportações, e do setor agrícola.

O país começou a enfrentar uma grave crise econômica, os produtos agrícolas tiveram seus preços reduzidos, e conseqüentemente foram reduzidas as exportações.

O açúcar estava sofrendo algumas limitações, até mesmo o algodão estava tendo suas exportações reduzidas para a Inglaterra.

A crise do setor agrícola foi a principal causa da situação econômico-financeira do Brasil, destaque da primeira metade do século XIX, período em que se realizava o fortalecimento da independência política. 

A crise financeira:

Durante muito tempo a crise financeira permaneceu no Brasil, até praticamente 1850. Foram dois fatores que resultaram esta crise: o impedimento das exportações agrícolas e o fortalecimento da dependência financeira relacionada à Inglaterra.

Os preços dos produtos ingleses estavam entrando em queda nas alfândegas brasileiras. Isso causou um aumento evidente nas importações, o que acabou por obrigar o Brasil a fazer empréstimos com alguns bancos ingleses.

A crise tinha uma tendência em se agravar anualmente, contando de forma principal com os gastos que Dom Pedro I teve com a guerra da Ciplastina.

Perguntas interessantes