Evolução do cinema até os dias atuais
Soluções para a tarefa
Resposta: A evolução do cinema
Inicialmente esperava-se que o cinema seria, assim como a máquina fotográfica, um equipamento para registros documentais. No entanto, dois artistas pioneiros irão utilizá-lo para contar histórias e narrativas, com técnicas, efeitos e roteiros estruturados.
A primeira artista foi Alice Guy-Blaché, autora de quase mil obras. Fez o primeiro filme baseado num conto popular: “A fada dos repolhos”, em 1896.
Alice Guy trabalhava como secretária na fábrica e produtora de cinema Gaumont (filmes em cinetoscópio), quando os irmãos Lumière foram fazer uma demonstração do seu recente invento.
Encantada com o aparelho, Alice Guy começou a experimentar filmar com dupla exposição e atrasar ou apressar a velocidade da câmera a fim de conseguir efeitos interessantes para narrar suas histórias. Ela ainda seria a primeira a usar cores e som nos seus filmes.
Ela criou mais de mil filmes, dentre eles seu monumental filme “A vida de Cristo”, de 1906, que contou com 300 figurantes e uma superprodução.
O segundo artista foi Georges Méliès, que contribuiria para o desenvolvimento da linguagem cinematográfica introduzindo cortes, sobreposição e zoom.
Por ser um famoso mágico ilusionista da época, os irmãos Lumière o convidaram para a primeira exibição no Éden Théâtre. Empolgado com o invento, comprou uma máquina semelhante à dos irmãos.
Leia também: O Cinema no Mundo Pós-Pandemia
Com ela começou a escrever roteiros e atuar, incorporando os truques próprios do teatro e do ilusionismo para o cinema. Assim alcançou grande sucesso.
Sua maior produção, em roteiro, efeitos especiais e produção, foi o filme “Viagem à Lua”, adaptação cinematográfica da obra literária de Júlio Verne.
Uma famosa obra literária que também foi adaptada às telas do cinema foi o livro 1984, de George Orwell
Desde o início, inventores e produtores cinematográficos tentaram casar a imagem com um som sincronizado, mas nenhuma técnica deu certo até a década de 1920. Assim sendo, durante 30 anos os filmes eram praticamente silenciosos, sendo acompanhados muitas vezes de música ao vivo, outras vezes de efeitos especiais, narração e diálogos escritos presentes entre as cenas.
O grande destaque desse período foi Charles Chaplin, considerado uma das figuras mais importantes no cinema mudo.
Em 1903, ocorre o lançamento do primeiro filme de faroeste dos cinemas: “The Great Train Robbery”. Seu legado foi aplicar pela primeira vez a técnica do “cross-cutting”, com imagens simultâneas em diferentes lugares.
O final do filme teve de ser alterado, ele apresentava um final feliz para os assaltantes, o que passava uma ideia de impunidade para o povo.
Desde o início era perceptível a capacidade de moldar o imaginário popular que o cinema possuía.
Um dos conceitos usados para manipular o imaginário popular por meio de obras artísticas é o da Janela de Overton.
O desenvolvimento de filmes fez crescer os nickelodeons, pequenos lugares de exibição de filmes em que se pagava o ingresso de 1 níquel juntando uma grande plateia.
Os filmes também começaram a crescer em duração. Antes um filme durava de 10 a 15 minutos, já em 1906 o filme australiano “The Story of the Kelly Gang” tinha 70 minutos sendo lembrado até hoje como o primeiro longa-metragem da história do cinema.
Depois do filme australiano, a Europa começou a produzir filmes mais longos, como “Cabiria”, filme italiano de 1914, que tem 123 minutos de duração.
Em janeiro de 1914 foi exibido “Photo-Drama of Creation”, um filme com mais de 8 horas de duração apresentado e narrado por Charles Taze Russell, fundador do movimento religioso dos Estudantes da Bíblia e da Sociedade Torre de Vigia.
Photodrama of creation as primeiras composições de filmes na história do mundo
O Fotodrama consistia de um conjunto de slides com pinturas coloridas descrevendo o relato criativo bíblico desde a criação do Universo aos dias atuais, segundo as crenças de Russell.
Foi o primeiro filme a incluir som sincronizado e imagens coloridas, ele consistia em 96 gravações de pequenos discursos bíblicos.
O uso do som fez com que o cinema se diversificasse mais em termos de gêneros. Dessa nova tecnologia nascia o musical e algumas comédias cinematográficas. E do casamento dos dois surgiu a comédia musical.
Espero ter ajudado!
Se possível, poderia colocar como melhor resposta?