História, perguntado por alexandra103nev, 1 ano atrás

Europa viveu a consolidação de seu domínio sobre diversas partes do Planeta entre os séculos XVIII a XX. As conquistas sobre a África e Ásia foram as mais expressivas neste período. O domínio ocorreu pela ocupação militar e, também, com expedições organizadas para o conhecimento do território e sua população. Inúmeras viagens foram feitas pelos países europeus, buscando consolidar a dominação através de pesquisas e estudos sobre fauna, flora, relevo e seres humanos que habitavam os mais variados territórios.Diante desses aspectos, um grande número de ciências e suas especialidades que temos hoje nasceram deste ambiente de expansão das nações europeias e a dominação colonial. A Antropologia foi uma das ciências nascidas no contexto do neocolonialismo.
Considerando o papel da Antropologia como área de conhecimento ligada à dominação europeia, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1:
O domínio ocidental durante o neocolonialismo foi exclusivamente religioso. O cristianismo foi fundamental para o desenvolvimento de uma Antropologia que preservasse as populações nativas e proibisse o extermínio de muitas civilizações.

Alternativa 2:
Os primeiros antropólogos tinham o interesse de convencer os nativos da necessidade de abandonarem seus valores e incorporarem a cultura europeia. Para isso, foram infiltrados em inúmeras comunidades nativas e passaram a minar os valores existentes nas comunidades tribais.

Alternativa 3:
A dominação europeia ocorreu pelos interesses econômicos nos territórios da África e Ásia. Não havia qualquer disposição das nações europeias em investigar a vida dos povos nativos nestes continentes. Eles não representavam nenhuma ameaça ou perspectiva de lucratividade para os colonizadores.

Alternativa 4:
Apesar de se desenvolveram diversas pesquisas sobre a população nativa da África e Ásia, o verdadeiro interesse estava na utilização dos hábitos dos habitantes para extrair seu conhecimento. Por sinal, a Europa sempre reconheceu a superioridade de muitos povos em campos de saber que ela não tinha aprimorado.

Alternativa 5:
A Antropologia surge, como muitas outras ciências, na busca de conhecer as populações que habitavam os territórios africanos, asiáticos ou americanos. As populações eram investigadas com a intenção, muitas vezes de preservá-las, pelos antropólogos. Porém, este saber acaba servindo para a dominação das nações colonizadoras.

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
12

1 é falsa, era um domínio mais econômico que de aspecto religioso, embora a religião desempenhasse um papel importante no processo.

2 é falsa, os primeiros antropólogos simplesmente desprezavam a cultura dos nativos, não esforçando-se para conhecê-la.

3 é falsa, os povos nativos, com seus conhecimentos, eram uma oportunidade e, com suas armas, um risco.

4 é falsa, a Europa sempre desprezou as culturas nativas, adaptando apenas alguns hábitos.

5 é verdadeira, de modo que a antropologia, junto com a religião, acabou sendo outra ferramenta de dominação colonial.

Respondido por ironnaldo1
4

RESPOSTA CORRETA:

Alternativa 5:

A Antropologia surge, como muitas outras ciências, na busca de conhecer as populações que habitavam os territórios africanos, asiáticos ou americanos. As populações eram investigadas com a intenção, muitas vezes de preservá-las, pelos antropólogos. Porém, este saber acaba servindo para a dominação das nações colonizadoras.

Perguntas interessantes