Português, perguntado por NickySoares519, 1 ano atrás

Euclides Cunha- Sertões Graciliano Ramos; Vidas Secas Guimarães Rosa; Grande Sertão: Veredas Descreva de forma coesa, concisa e coerente: A- como o sertanejo e o sertão é abordado em casa obra. B- Como o sertão é descrito C- Se há semelhança nas descrições de quais? D- A teoria determinista de Charles Darwim é como nos três romances. Cites episódios em que é possível exemplificar a ação do mei, ou seja, o luar o homem vive com suas condições de vida. E- Elabore uma conclusão, afinal o que foi possível perceber, descobrir com sua análise. Preciso urgentemente de ajuda!!!

Soluções para a tarefa

Respondido por Kfranco23
1
A- como o sertanejo e o sertão é abordado em cada obra.

Euclides Cunha- Sertões - fala do sertanejo como o homem determinado (ou produto) pelo meio, pela raça e pela história. O sertão é analisado cientificamente.

Graciliano Ramos; Vidas Secas - o sertanejo reflete o homem da seca nordestina que vive as consequências da mesma, como a fome. O sertão é retratado como terra seca. 

Guimarães Rosa; Grande Sertão: Veredas - o sertão é um espaço em que tudo pode acontecer e ainda não explorado. O sertanejo é refletido em sua cultura.

B- Como o sertão é descrito.

Euclides Cunha- Sertões - temos um sertão semiárido.

Graciliano Ramos; Vidas Secas - temos um sertão como uma
 aridez das grandes secas

Guimarães Rosa; Grande Sertão: Veredas - temos um sertão das águas.



C- Se há semelhança nas descrições de quais?

Sim. Há semelhanças entre os sertões descritos em "Sertões", de Euclides da Cunha, e "
Vidas Secas", de Graciliano Ramos.

D- A teoria determinista de Charles Darwim é como nos três romances. Cites episódios em que é possível exemplificar a ação do meio, ou seja, o lugar o homem vive com suas condições de vida.

- Em "Sertões" percebemos que o homem é produto do meio,
 da raça e da sua história;

- Em "Vidas Secas" percebemos um determinismo relacionado à situação social do pobre justificado pelo sistema econômico;

- Já 
Grande Sertão: Veredas vemos um determinismo relacionado ao destino irrevogável do homem. Tudo já foi pré-destinado.

E- Elabore uma conclusão. Afinal o que foi possível perceber, descobrir com sua análise?

As relações e diferenças que percebemos em cada obra, no que diz respeito ao "sertão" e ao "sertanejo" receberam suas influências de acordo com a visão de cada escritor. Por isso, vemos uma mesma temática trabalhada com visões diferentes.

Perguntas interessantes