EUA e URSS, entre as décadas de 1950 e 1970, apoiaram diversos movimentos de Independência na África e na Ásia, objetivando:
a) aumentar suas respectivas áreas de influência;
b) promover a retomada do poder econômico desses países após décadas de dominação europeia;
c) a promoção do direito a livre determinação dos povos;
d) enfraquecer economicamente as potências europeias.
Soluções para a tarefa
Durante o período da Guerra Fria, os dois lados (EUA e URSS) batalhavam usando de sua influência internacional, ou seja, a alternativa correta é a (a).
Durante a Guerra Fria, tanto os EUA quanto a URSS estavam em uma posição que os impossibilitava de usar seus arsenais de guerra, já que haveria o risco de um apocalipse nuclear. Por isso, era uma guerra de intimidação: ganhava quem tivesse a maior influência política no cenário internacional.
Dentre as estratégias utilizadas, uma delas era intervir em guerras civis ou em processos de revolução em países pequenos, com o objetivo de conseguir aliados na esfera internacional. Frequentemente os EUA e a URSS tomavam lados diferentes nessas pequenas guerras, sendo que o lado vencedor acabava se aliando, posteriormente, à grande potência que o ajudou.
Para saber mais sobre a Guerra Fria, veja aqui: https://brainly.com.br/tarefa/2203141
Tanto os Estados Unidos quanto a União Soviética buscaram, no contexto da Guerra Fria, expandir a sua área de influência, o que tornaria mais fácil a vitória de cada uma desta superpotências sobre a sua rival. É correta a alternativa A.
Como a Guerra Fria impactou a África?
Em algumas regiões, como o Norte da África, a Guerra Fria acabou colaborando para que estes países ganhassem a sua Independência, tendo tido frutos positivos. Em partes da África subsaariana, contudo, a influência externa acabou armando e estimulando guerras civis, tornando países como Congo e Moçambique politicamente instáveis.
Mais sobre a Guerra Fria em:
https://brainly.com.br/tarefa/18178867