Música, perguntado por Oh1, 11 meses atrás

Eu toco violino há alguns anos, eu gostaria de estudar a suíte no.6 de Bach para violoncelo, só que antes ( lógico ) eu tenho que " transcrever" a partitura. Entretanto, eu não lembro que se faz "transcrição" ( na verdade, não lembro se o nome é transcrição? ). Enfim, como faço a transcrição para a clave de sol?
PS : TENHO 13 ANOS

Soluções para a tarefa

Respondido por neom74
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Cada linha e cada espaço do Pentagrama representam uma nota. A sua duração é determinada pela figura do tempo. Para determinar qual nota cada linha ou espaço vão representar, utiliza-se a clave.

CLAVE

A Clave é uma representação gráfica que define uma nota de referência no Pentagrama.

Clave de Sol: determina que a nota Sol estará localizada na segunda linha do pentagrama.

Figura 4 – Clave de Sol



Clave de Dó: A posição da Clave no Pentagrama determina que a nota Dó estará na terceira linha.

Figura 5 – Clave de Dó



Clave de Fá:Determina que a nota Fá poderá estar na quarta linha.

Figura 6 – Clave de Fá



Na próxima figura, podemos ver que a mesma nota pode ser representada em posições diferentes de acordo com a clave utilizada.

Figura 7 – Nota Dó nas claves de Sol, Fá e Dó.

 





Um adendo: na Música Erudita, todas essas Claves podem mudar de posição, mas para não alongarmos essa introdução, certamente aprofundaremos mais detalhes em um post futuro.

NOTAÇÕES EM DIVERSOS INSTRUMENTOS:

A utilização prática das Claves facilita a leitura concentrando a tessitura do instrumento na parte central da Partitura. Para entendermos melhor o uso das Claves, observe a figura abaixo.

Figura 8 – Teclado do piano



O Piano pode ser usado como a referência de maior tessitura de notas, englobando a extensão de notas da maioria dos instrumentos. A clássica figura a seguir, mostra a tessitura de vários instrumentos.

Figura 9 – Teclado do piano e outros instrumentos



Pela sua grande extensão o piano costuma ser notado com uma clave de Sol sobre uma clave de Fá.

Figura 10 – Clave de Sol e Fá no Piano



Observe a extensão possível de notas e como elas são representadas graficamente.

Figura 11 – Tessitura do piano e frequências aproximadas



Dependendo do instrumento, utilizamos uma clave diferente para facilitar a leitura. Observe a tessitura de diversos instrumentos nas suas Claves mais utilizadas.

Figura 12 – Violino



Figura 13 – Viola (instrumento de orquestra)



 

Figura 14 – Violoncelo



Alguns instrumentos utilizam a Clave oitavada, ou seja, a nota produzida soará uma oitava abaixo da nota escrita. É o caso do Contrabaixo:

Figura 15 – Tessitura do contrabaixo (4 cordas)



E finalmente do Violão e Guitarra:

Figura 16 – Tessitura do Violão e Guitarra



TRANSPOSIÇÃO ENTRE CLAVES

Agora, suponha que você, guitarrista, queira fazer uma transcrição de um Capricho de Paganini ou de uma Suíte de Violoncelo de Bach. Para isso deve ter como referência as Claves utilizadas nesses instrumentos. No caso do Violino, é mais fácil, pois utiliza a mesma Clave de Sol. No caso do Violoncelo é utilizada a Clave de Fá.

Agora vamos ver alguns exemplos transcritos de outros instrumentos para a Guitarra ou Violão.

A figura 15, mostra o início do “Capricho 24” de Nicolo Paganini, para Violino. Aliás, se quiser saber mais sobre esse gênio do século XVIII é só clicar aqui.



A seguir, vamos fazer uma adaptação para Violão (ou Guitarra). Observe que a Partitura fica igual, porém o som produzido será uma oitava abaixo do violino.

Figura 16 – “Capricho 24” – Transcrição para guitarra.



A próxima figura mostra o trecho inicial do “Prelúdio da Suíte BWV 1007” de Johann Sebastian Bach para Violoncelo. Observe que para esse instrumento utilizamos a clave de Fá.

Figura 17 – Prelúdio – Suíte no. 1 para Violoncelo BWV 1007 (J.S. Bach)



Se o adaptarmos para o Violão (ou Guitarra), utilizaremos a clave de Sol (lembre-se que a Clave de Sol do Violão é oitavada).



Agora que já sabe os fundamentos, quer arriscar transcrever alguma música? É um exercício e tanto de vocabulário musical, treino de teoria e melhora na sua capacidade criativa, afinal, você está absorvendo conhecimento de outras fontes. Meu conselho:

Não tenha preconceitos e adicione estilos, nunca subtraia.

Para não te deixar com gosto de aula incompleta, confira o vídeo que preparei para essa aula teórica e as partituras do que toquei, para você treinar sua leitura e agregar ao cérebro:

Partitura – BWV 1007 – Preludio (Bach)

Partitura – Sonata K.1 (Scarlatti)

Partitura – Sonata K.149 (Scarlatti)

É isso pessoal, a partir desses conhecimentos, pratique tanto a leitura na Guitarra, quanto a transcrição de outros instrumentos. O seu ganho musical será incrível!

Como sempre acontece no blog SANTO ANGELO, fico ao dispor de vocês para esclarecer dúvidas e receber sugestões e ideias, compartilhando experiência e conhecimento.

Até breve.

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