Eu tenho umas duvidas, eu estava estudando sobre radiação, e vi que o campo magnético da terra protege contra a radiação do sol, sendo assim eu tenho uma duvida, eu pesquisei e vi que o sol emite radiação gama, então porque o ser humano não cria uma roupa de proteção com baterias que gere um campo magnético para proteger da radiação seria muito útil em Chernobyl quando vejo fotos de gente usando roupas especiais para se proteger da radiação as roupas são sempre feitas de papel alumínio, ou porque em cenários de guerra nuclear não criam um local com uma torre que gere um campo magnético forte ao invés de criar um abrigo nuclear? o ser humano é não tem inteligência.
Soluções para a tarefa
Explicação:
Primeiramente é muito bom ver uma pergunta de verdade no brainly não só pessoas querendo que resolvam as questões por ela, parabéns.
Teu raciocínio faz bastante sentindo, porém tem dois pontos que impossibilitam esse tipo de equipamento. Primeiro ponto, a força magnética deflete particulas carregadas, dessa forma o campo magnético da Terra só capaz de proteger contra esse tipo de radiação (consistente de elétrons, prótons, e partículas alfa altamente energéticas, principalmente). A radiação gamma é uma onda eletromagnética isso faz com que ela não possua carga logo o campo magnético não é capaz de bloquear esse tipo de radiação.
Na Terra esse tipo de radiação geralmente é bloqueada pela a atmosfera. Com isso a forma mais eficiente de blindar a radiação gamma é a partir de uma blindagem (colocar camadas de material na frente do alvo que se quer proteger, no caso da Terra essa camada de material são os gases da atmosfera).
Dito isso sobre a natureza das radiações podemos concluir que um campo magnético não nós protegeria de todo o tipo de radiação.
O segundo ponto é como gerar um campo magnético forte o suficiente para refletir a radiação, a forma mais controlada de se usar a força magnética é atravéz de um eletroímã e esse tipo de equipamento consume uma alta energia elétrica e além disso para gerar um campo magnético forte (algo necessário para gerar um campo que protegesse uma grande área, uma vez que o campo decai com o quadrado da distância) é necessário refrigerar o aparelho. Vamos ver o exemplo de um aparelho de ressonância magnética, ele é um aparelho enorme que gera um campo de 10T em média, esse campo seria capaz de produzir um campo de intensidade semelheante a da terra em no máximo 400 metros, além do tamanho esses aparelhos consomem uma alta energia elétrica e precisam ser refrigerado com hélio líquido um fluido extremamente caro, o que dificultaria na prática usar o campo magnético para esse tipo de proteção.
Agora vamos avaliar a radiação de Chernobyl atual, a radiação alfa geralmente é muito pouco penetrante uma camada fina de roupa é necessário para blindar esse tipo de radiação. A radiação gamma é a mais penetrante logo ela demanda camadas mais grossas ou o uso de elementos mais pesados por isso as roupas especiais. Levando o que foi dito no parágrafo acima em conta é mais prático e barato usar essas roupas do que utilizar um ímã que não iria funcionar contra a radiação gamma.
No caso de uma guerra nuclear o principal problema não é a radiação em si, mas sim o grande poder de destruição das bombas que podem destruir cidades inteiras, e em caso de muitas bombas o perigo de um inverno nuclear onde a poeira e a fuligem liberadas nas explosões iriam para a atmosfera e passariam a absorver a uma grande quantidade de luz solar diminuindo consideravelmente a temperatura da superfície terrestre e com isso dificultando a vida do planeta.
Acho que era isso e espero ter ajudado, qualquer dúvida extra só perguntar.