Eu quero um resumo da biografia de Picasso
Soluções para a tarefa
Pablo Picasso (1881-1973) foi um pintor espanhol. "A Pomba da Paz", "Guernica", "Les Demoiselles d'Avignon", são algumas de suas obras mais importantes. Foi um dos criadores do "Cubismo", um dos maiores movimentos de arte do século XX.
Pablo Ruiz Picasso (1881-1973) nasceu em Málaga, Espanha, no dia 25 de outubro de 1881. Filho do pintor e professor de desenho José Ruiz Blasco e de Maria Picasso y López, logo cedo mostrou seu talento para as artes. Seus primeiros desenhos representavam touradas. Mudou-se com a família para a cidade de A Corunha, onde o pai foi contratado como professor.
Em 1896 sua família se muda para Barcelona, onde Dom José aluga um estúdio para o filho. Nessa época, o jovem pintor se rodeia de um grupo de artistas e literatos, entre eles os pintores Ramón Casas e Santiago Rusiñol, com quem se reunia no bar Els Quatre Gats. Nesse mesmo ano, sua tela “Primeira Comunhão” é aceita pela Exposição Municipal de Barcelona. O quadro “Dois Patos” é enviado pelo pai para uma exposição em Málaga, recebendo o primeiro prêmio do pintor.
Em 1897 Pablo Picasso ingressa na Academia Real de San Fernando, em Madrid, mas logo depois abandona as formas tradicionais da escola e volta para Barcelona. Em 1900 vai a Paris e passa a adotar o sobrenome da mãe. Em 17 de fevereiro de 1901, seu amigo Carlos Casagemas se suicida com um tiro na cabeça, após tentar assassinar sua amante Germaine, uma dançarina do Moulin. Sensibilizado pela morte do amigo, Picasso rompeu com o colorido de suas pinturas e entrou na sua fase azul (1901-1904). São dessa época: “A Morte de Casagemas” (1901), “As Vendedoras de Flores” (1901), “Self- Portrait” (1901). Com 21 anos voltou para Barcelona onde buscou o apoio da família. Pintou “La Vie” (1903) e “O Velho Guitarrista” (1903) e “Celestina” (1904), entre outras.