eu quero 10 perguntas das regras do futsal só pergunta
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Resposta:
1- Quanto tempo dura uma partida?
2- Quais os movimentos permitidos no futsal?
3- Qual é o objetivo do jogo?
4- Como é chamado o ato de chutar a bola para um companheiro de equipe?
5- Quantos jogadores por equipe?
6- O tempo do jogo é dividido em quantas etapas?
7- Onde o goleiro deve ficar na hora do pênalti?
8- Quais partes do corpo é permitida encostar na bola?
9- Quais são os equipamentos básicos usados?
10- Em que situação é marcado o tiro lateral?
Respondido por
0
– Fixo: jogador mais recuado da equipetime que ganhador escolhe o lado da quadra que prefere defender no primeiro tempo. Oponente começa com a posse de bola;
– No segundo tempo, a equipe que venceu o cara ou coroa começa com a posse de bola e os times invertem os lados da quadra;
– Para dar a saída de jogo, os jogadores das duas equipes devem estar em seu campo defensivo, sendo que o time que não está com a posse deve respeitar a distância imposta pelo círculo central;
– A bola é posicionada no centro da quadra e deve ser rolada ou passada para frente para que a saída de jogo seja válida.
POSSE DE BOLA
– Ao contrário de outros esportes de quadra, no futsal não há um limite de tempo em que o time possa manter a bola sem tentar uma finalização. Por esse motivo, a qualquer momento os adversários podem tentar tomar a bola dos pés de um jogador, desde que o lance seja considerado limpo e não ocorra uma falta;
– Os jogadores podem tocar a bola com qualquer parte do corpo, com exceção dos braços e mãos;
TIRO DE META
– Quando a bola sai pela linha de fundo e a última equipe a tocá-la estava no ataque, o time que defendia recebe a posse de bola;
– O tiro de meta é cobrado pelo goleiro com as mãos, em qualquer lugar desde que esteja dentro de sua área de gol;
ESCANTEIO OU TIRO DE CANTO
– Quando o goleiro ou a defesa desviam a bola e ela sai por sua própria linha de fundo, o time adversário recebe a posse;
– O escanteio deve ser cobrado com a bola posicionada dentro ou sobre o quarto de círculo localizado no encontro entre as linhas de fundo e lateral;
– O jogador que efetuará a cobrança tem quatro segundos para fazê-lo. Caso ele ultrapasse esse limite, o árbitro marca infração e a equipe adversária recebe uma cobrança de tiro de meta;
– Os jogadores da defesa devem respeitar a distância de 5 metros em relação à bola antes da cobrança ser realizada.
FALTAS NO FUTSAL
Em alguns casos, o árbitro aplica faltas se o jogador não respeita alguma das regras do futsal, seja enquanto defende ou quando está no ataque.
FALTAS TÉCNICAS
Faltas que geram tiros livres diretos, ou seja, que podem ser cobrados diretamente na direção do gol adversário são chamadas de faltas técnicas. São consideradas:
– Atingir o adversário de forma que ele seja impossibilitado de dar continuidade à jogada, incluindo pontapés e pisões;
– Impedir a trajetória da bola com a mão ou braço;
– Empurrar o adversário;
– Dar um carrinho enquanto o adversário está com a posse da bola.
Nos casos descritos, a bola é posicionada no local onde a infração foi cometida e qualquer jogador da equipe pode realizar a cobrança. O time infrator tem o direito de montar uma barreira para proteger seu gol, desde que esta respeite, no mínimo, três metros de distância em relação à bola.
Se a falta for cometida dentro da área de gol adversária, o time oponente recebe o direito a uma penalidade máxima. A bola é posicionada na marca do pênalti e a cobrança ao gol é realizada sem barreira.
FALTAS PESSOAIS
Infrações em que o jogador impede o andamento normal da partida são consideradas faltas pessoais e geram tiros livres indiretos ao adversário. Isso significa que a cobrança não pode ser feita diretamente ao gol do oponente. Ocorrem quando:
– O jogador leva mais que quatro segundos para cobrar um escanteio ou lateral;
– O goleiro leva mais que quatro segundos para cobrar um tiro de meta ou recolocar a bola em jogo quando está com ela em suas mãos;
– O goleiro pega a bola com as mãos após esta ter sido recuada por um companheiro de time.
FALTAS POR INDISCIPLINA
Em casos em que o jogador pratica um ato antidesportivo, ele é punido com uma falta por indisciplina. Ocorre nos casos:
– O jogador substituto entra em quadra antes que seu companheiro a ser substituído deixe a área de jogo;
– O jogador substituto não respeita a área de substituição ao entrar em quadra;
– O jogador reclama ou xinga o árbitro, o público ou o responsável pelo cronômetro da partida;
– O jogador troca de camisa sem a autorização do árbitro;
– O jogador realiza um ato violento contra o adversário, colocando em risco sua integridade física.
O jogador que comete uma falta por indisciplina é punido com um cartão amarelo ou vermelho, em casos mais graves.
PUNIÇÕES
unção de adverti-lo.
– Cartão vermelho: caso o jogador acumule dois cartões amarelos por indisciplina ou receba diretamente o cartão vermelho, ele será expulso da partida e sua equipe permanecerá desfalcada de um atleta em quadra durante dois minutos. Após o tempo decorrido, poderá colocar um substituto em quadra.
Caso o adversário marque um gol, o time poderá colocar o substituto na partida antes que os dois minutos sejam cumpridos.
GLOSSÁRIO
– Carretilha ou lambreta: drible em que o jogador coloca a bola entre os dois pés e, com impulso, a joga com
Perguntas interessantes