Eu queria que vocês fizesse um comentário do romance de clarise lispector o perto do coração selvagem
Soluções para a tarefa
Resposta:
Perto do coração selvagem narra a vida de Joana de uma forma peculiar e muito intensa, vibrante. Clarice vai além de contar uma história de uma mulher em busca da verdade sobre sua vida. A forma em que ela adentra interiormente no leitor é palpável.
Joana é uma personagem que não sabe o que é moral. É impulsiva, destemida. Tem uma forte aversão pela bondade e por pessoas que sejam extremamente afáveis. Vemos durante a leitura o quão difícil é para ela, desde pequena, lidar com a vida exterior cercada por pessoas e ser interiormente atormentada pelas incertezas do seu lugar no mundo. Joana sente-se deslocada, não consegue encontrar um lugar comum, pertencer a algo.
A narrativa é feita a partir das lembranças de Joana até a sua vida adulta. O fluxo de consciência é constante na obra e o leitor conhece, conforme os capítulos passam, a mente e os desejos mais íntimos da personagem.
Joana é órfã de mãe e pai e logo após a morte do segundo, ela muda-se para a residência dos tios. Porém, seus parentes ao conhecerem a natureza amoral da personagem, resolvem levá-la a um internato, onde Joana vive até sua vida adulta.
Todo o caminho percorrido pela personagem é permeado por devaneios e questionamentos.
Entre as decisões da personagem em perseguir suas respostas, encontram-se em seu caminho Otávio e Lídia, figuras que farão parte de algo muito íntimo e vívido à Joana. Um casamento sem amor com Otávio, triângulos amorosos por ambas as partes. Todas as ações serão crucias aos questionamentos incessantes da personagem. E essa procura é o mais forte laço narrativo na obra de Lispector. A vida agora é vista sob uma nova perspectiva, ela é maior que o exterior de seus personagens. A voz da personagem em busca da verdadeira felicidade, aquela que segundo a mesma é a felicidade solitária, isolada do mundo.
Explicação: