Eu preciso fazer um Teatro da branca de neve e eu não sei como fazer um roteiro vcs pode me ajudar
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Para se escrever um bom roteiro, primeiramente você deve conhecer a forma. Exemplo: Se uma pessoa deseja ser poeta, ela terá que ler poesia. Se quiser escrever sobre romances, deve ler sobre tal assunto.
No caso da dramaturgia, não se deve só ler sobre roteiros de teatro, mas também ver o desempenho dessas obras, especialistas recomendam repetir (assistir) o mesmo roteiro muitas vezes.
A primeira vez ,a pessoa vai experimentar o doce gosto de se envolver na história. Mas depois de várias repetições, ela pode concentrar-se de forma mais objetiva, observando os aspectos da técnica dramaturgo, bem como também as reações da platéia.
Vamos ao que interessa?
A primeira coisa é entender que a peça é dividida entre Atos e Cenas
Atos: "Seria" um série de cenas interligadas pela linha temática: são capítulos da peça do teatro. O Ato I é o capitulo 1, o Ato II o capitulo II, etc..Porém a peça teatral não tem tantos Atos quanto um livro tem de capítulos. O intervalo entre os atos é uma quebra estratégica da historia da peça. Ao fim de um Ato, as cortinas do palco são fechadas, as luzes acesas, o espectador tem tempo para descansar das emoções e também experimentar um suspense em relação ao que acontecerá no Ato seguinte.
As cenas se dividem conforme as alterações no número de personagens em ação: quando entra ou sai do palco um ator.
Porém, o Roteiro contém mais que isto: através das Rubricas e das Indicações ele traz as determinações indispensáveis para a realização do drama e assim orienta os atores e a equipe técnica sobre cada cena da representação.
As Rubricas ( também conhecidas como "indicações de cena" e " indicações de regência" ) descrevem o que acontecem em cena; dizem se a cena é interior ou exterior, se é dia ou noite, e o local em que transcorre. Interessam principalmente a equipe técnica.Uma classificação minuciosa das rubricas: Macro- rubrica e Micro-rubrica, está ultima dividida em Rubrica objetiva e Rubrica Subjetiva
Macro-rubrica: é uma rubrica em geral que interessa á peça, ou ao Ato e as Cena.É também chamada "vista", e é colocada no centro da página, no alto do texto respectivo, e escrita em itálico ou em maiúsculas, e colocada entre parenteses. As demais rubricas estão inseridas no dialogo e afetam apenas a ação cênica ou a representação do ator.
Micro- rubrica Objetiva: refere-se a movimentação dos atores: descreve os movimentos, gestos, posições, ou indicam o personagem que fala, o lugar, o momento, etc.
Micro- rubrica Subjetivas: Interessam principalmente aos atores, descrevem os estados emocionais das personagens e o tom dos diálogos e falas.
As rubricas ou indicações ficam em linhas separadas colocadas entre parênteses e escritas em itálico, afastadas da margem esquerda uma meia dúzia de espaços (endentação). Podem também ficar no centro, ou cair em meio a fala. A Micro- rubrica objetiva antecede a subjetiva, quando houver .Salvo
quando - inseridas na fala- a expressão de um sentimento vem antes de um movimento.
CUIDADO: As rubricas do dramaturgo (Autor) interfere na arte de dirigir do Diretor de cena e também enquadra a interpretação do atores (seus gestos, expressão de sentimentos, etc.) . Por essa razão deve limitar-se a fazer as indicações minimas requeridas para o rumo geral que deseja dar a representação, as quais, como autor da peça, lhe cabe terminar.
Falas: Cada Fala é antecedida pelo nome do personagem que vai proferi-la, em letras maiúsculas, e seguido de dois pontos. O nome pode estar na mesma linha, porém é preferível que fique acima da linha da fala e das rubricas que lhe pertencem, (darei exemplo abaixo).
As palavras precisam ser impressas com nitidez e ser corretamente redigidas. Usa-se em geral a letra Courier no tamanho 12. Entre a fala de um e de outro personagem é deixado um espaço duplo. Os verbos estarão sempre no tempo presente, e a ordem das palavras deve corresponder a sequencia das ações indicadas
No caso da dramaturgia, não se deve só ler sobre roteiros de teatro, mas também ver o desempenho dessas obras, especialistas recomendam repetir (assistir) o mesmo roteiro muitas vezes.
A primeira vez ,a pessoa vai experimentar o doce gosto de se envolver na história. Mas depois de várias repetições, ela pode concentrar-se de forma mais objetiva, observando os aspectos da técnica dramaturgo, bem como também as reações da platéia.
Vamos ao que interessa?
A primeira coisa é entender que a peça é dividida entre Atos e Cenas
Atos: "Seria" um série de cenas interligadas pela linha temática: são capítulos da peça do teatro. O Ato I é o capitulo 1, o Ato II o capitulo II, etc..Porém a peça teatral não tem tantos Atos quanto um livro tem de capítulos. O intervalo entre os atos é uma quebra estratégica da historia da peça. Ao fim de um Ato, as cortinas do palco são fechadas, as luzes acesas, o espectador tem tempo para descansar das emoções e também experimentar um suspense em relação ao que acontecerá no Ato seguinte.
As cenas se dividem conforme as alterações no número de personagens em ação: quando entra ou sai do palco um ator.
Porém, o Roteiro contém mais que isto: através das Rubricas e das Indicações ele traz as determinações indispensáveis para a realização do drama e assim orienta os atores e a equipe técnica sobre cada cena da representação.
As Rubricas ( também conhecidas como "indicações de cena" e " indicações de regência" ) descrevem o que acontecem em cena; dizem se a cena é interior ou exterior, se é dia ou noite, e o local em que transcorre. Interessam principalmente a equipe técnica.Uma classificação minuciosa das rubricas: Macro- rubrica e Micro-rubrica, está ultima dividida em Rubrica objetiva e Rubrica Subjetiva
Macro-rubrica: é uma rubrica em geral que interessa á peça, ou ao Ato e as Cena.É também chamada "vista", e é colocada no centro da página, no alto do texto respectivo, e escrita em itálico ou em maiúsculas, e colocada entre parenteses. As demais rubricas estão inseridas no dialogo e afetam apenas a ação cênica ou a representação do ator.
Micro- rubrica Objetiva: refere-se a movimentação dos atores: descreve os movimentos, gestos, posições, ou indicam o personagem que fala, o lugar, o momento, etc.
Micro- rubrica Subjetivas: Interessam principalmente aos atores, descrevem os estados emocionais das personagens e o tom dos diálogos e falas.
As rubricas ou indicações ficam em linhas separadas colocadas entre parênteses e escritas em itálico, afastadas da margem esquerda uma meia dúzia de espaços (endentação). Podem também ficar no centro, ou cair em meio a fala. A Micro- rubrica objetiva antecede a subjetiva, quando houver .Salvo
quando - inseridas na fala- a expressão de um sentimento vem antes de um movimento.
CUIDADO: As rubricas do dramaturgo (Autor) interfere na arte de dirigir do Diretor de cena e também enquadra a interpretação do atores (seus gestos, expressão de sentimentos, etc.) . Por essa razão deve limitar-se a fazer as indicações minimas requeridas para o rumo geral que deseja dar a representação, as quais, como autor da peça, lhe cabe terminar.
Falas: Cada Fala é antecedida pelo nome do personagem que vai proferi-la, em letras maiúsculas, e seguido de dois pontos. O nome pode estar na mesma linha, porém é preferível que fique acima da linha da fala e das rubricas que lhe pertencem, (darei exemplo abaixo).
As palavras precisam ser impressas com nitidez e ser corretamente redigidas. Usa-se em geral a letra Courier no tamanho 12. Entre a fala de um e de outro personagem é deixado um espaço duplo. Os verbos estarão sempre no tempo presente, e a ordem das palavras deve corresponder a sequencia das ações indicadas
stefanisouza43pefrl0:
Eu sei fazer so não sei as falas
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