História, perguntado por clelvesoliveira2211, 6 meses atrás

EU PRECISO DE UMA REDAÇÃO URGENTE SOBRE ESSE TEMA - Por que o inicio do século XIX pode ser considerado como a era das revoluções?​

Soluções para a tarefa

Respondido por Ojade7896
0

Resposta:

Explicação:

Pelos carros pelas inovações tecnológicas e etc

Respondido por leidianamatosoliv
1

Resposta:

o século XIX é considerada a Era das Revoluções justamente pela disseminação de ideais de liberdade por grupos organizados na Europa. Eles defendiam temas como direitos humanos, igualdade entre os cidadãos e soberania da população. Influenciados pela Revolução Francesa, ativistas de cunho nacionalista e liberal acirravam a revolução permanente. Naquele momento, ocorriam movimentos importantes como guerras pela independência nacional das colônias na América Latina, entre outros levantes.

No que se refere aos países da Escandinávia, Grã-Bretanha e Países Baixos, ocorreram disputas acirradas dentro dos parlamentos. Porém, no período que engloba os anos de 1815 e 1848, foram realizados conflitos contundentes na Era das Revoluções. Do início destes confrontos até 1829 destacam-se os movimentos liberais que organizaram levantes na região mediterrânea da Rússia. No ano de 1825, os “dezembristas” iniciaram uma insurreição liberal.

Em 1830, ocorrem as Ordenações de Julho, feitas por Carlos X, que dissolveu a câmara liberal recentemente eleita, censurando a imprensa e as novas atribuições do sufrágio. Desta forma, uma revolução explodiu em Paris e os franceses conseguiram, após diversos embates, fazer com que Carlos X abdicasse. Assim, a alta burguesia, que era a favor da monarquia constitucional, dá o trono a Luís Filipe, conhecido como duque de Orleans. Essa revolução na França ecoou em outros países como a Bélgica, que se tornou independente da Holanda, e outras nações.

Espero ter ajudado

Perguntas interessantes