História, perguntado por ls199856, 3 meses atrás

Eu preciso de um relatório com bastante argumentos sobre a revolução russa 1917 urgente se vcs conseguirem me ajudar eu agradeço ​

Soluções para a tarefa

Respondido por fabricia45
0

A Revolução Russa data de 1917, mas pelo menos desde 1905 existiam manifestações no país que culminaram na tomada do poder pelos sovietes.

A Rússia antes da revolução era agrária, “feudal”, dominada por clero (Igreja Ortodoxa), nobreza e czares (imperadores).

A população se revoltou contra essas camadas sociais que tinham privilégios sociais enquanto passava fome.

Somou-se a isso a perda da guerra para o Japão, em 1905. Diante dos grandes gastos bélicos, a população continuava à míngua. Assim, aconteceu a Revolução de 1905.

A população revoltosa estava organizada no Partido Operário Social-Democrata, que, por sua vez, era dividido entre mencheviques e bolcheviques (minoria e maioria, respectivamente). Uns pensavam que deveriam acontecer reformas burguesas antes da revolução, e outros queriam a revolução proletária prontamente.

Em 1914, na I Guerra Mundial, a Rússia esteve na Tríplice Entente, junto da Inglaterra e França, porém, perdeu importantes batalhas.

Em fevereiro de 1917, após grandes rebeliões, aconteceu a renúncia do czar, que assumiu um governo provisório.

Em outubro de 1917, os bolcheviques realizaram a tomada do Palácio de Inverno, e aconteceu a Revolução Russa, de fato, tendo Lenin como primeiro governante.

Várias medidas foram adotadas na economia. A Rússia também se retirou da I Guerra Mundial, porém, os opositores da revolução organizam um exército, e ocorreu uma guerra civil na Rússia.

Após a guerra civil, visando à unificação e coesão, foi formada a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), que perdurou até 1991, porém, já com ideais muito diferentes dos revolucionários de 1917.

espero ter ajudado

Perguntas interessantes