eu preciso de ajuda
uma redação com o tema: o preconceito contra a cultura popular.
tema: o Brasil e um lugar que conhece a sua própria história.
por favor
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
intrudução
O presente trabalho procura realizar um estudo sobre a “Discriminação e preconceitos contra as religiões de matrizes culturais africanas, estudo da situação atual” que existe na sociedade brasileira e que é fruto de uma história que não soube dar o devido valor a cultura afro-brasileira e contribuiu para a falta de respeito para com a mesma, o que ocorre deste o princípio da colonização brasileira.
A formação da sociedade brasileira teve início a partir do processo de colonização do Brasil que se deu com a chegada dos colonizadores europeus e se acentuou a partir da libertação dos escravos, pois os africanos agora livres em território brasileiro, passaram a exercer sua cultura, trabalhar e se fazer ainda mais presente na sociedade da então colônia.
Devido ao domínio dos portugueses sobre as demais raças e também pela chegada de diferentes nações europeias ao longo da história brasileira, uma visão de superioridade destes povos perante os africanos também foi sendo introduzida e a visão eurocêntrica foi sendo implantada no seio da sociedade brasileira.
Neste contexto, a discriminação e o preconceito para com a cultura africana também foram introduzidos de forma muito intensa na sociedade colonial brasileira, a partir da transmissão de ideologias dominantes.
A importância do desenvolvimento do presente está na necessidade de se compreender a intolerância que se faz presente na sociedade brasileira para com as religiões de matrizes da cultura africana, visto que mesmo tendo se passado mais de 500 anos da chegada dos negros trazidos da África ainda persiste uma visão preconceituosa e discriminatória para com a cultura afro-brasileira.
justificativa
Percebe-se que, ainda hoje, no Brasil, há uma grande desigualdade étnico-racial, consequência não apenas da discriminação racial realizada no passado, mas, também, de um processo social que transmitiu ao longo da história estereótipos discriminatórios para com esta cultura.
O Candomblé e a Umbanda são as religiões de raízes africanas mais conhecidas e praticadas no Brasil. Segundo Mattos (2012, p. 160) “as primeiras referências do Candomblé no Brasil datam do século XIX” e que a “Umbanda começou a ser praticada no século XX” (p. 171).
Mesmo tendo se passado tanto tempo desde que as religiões de matrizes culturais africanas passaram a fazer parte da cultura afro-brasileira no Brasil ainda persiste um olhar de discriminação e preconceito para com as mesmas.
Isso é fruto de um processo histórico na sociedade brasileira que transmitiu o conhecimento sobre a África, os povos africanos e a cultura afro-brasileira de forma subestimada, muitas vezes se enfatizando seu sofrimento, sua pobreza social e econômica de forma generalizada e deixando de lado seu potencial, sua riqueza, seus valores, sua cultura e sua tão importante contribuição para a formação da sociedade brasileira.
discussão teórica
Através deste estudo pretende-se analisar o preconceito existente na sociedade brasileira no que se refere à prática das religiões de matrizes culturais africanas na atualidade e que vem ocorrendo ao longo da história que enfatizou os problemas dos negros, da África e deixou de ressaltar sua importância, beleza e riqueza.
Neste sentido é necessário que se compreenda a importância que os povos africanos tiveram na formação da sociedade brasileira e o seu direito de praticar sua fé, não importando a religião escolhida para isto, pois a cultura afro-brasileira foi e é muito importante para o país, especialmente por sua contribuição para a construção de uma identidade brasileira.
conclusão
As práticas docentes a serem desenvolvidas têm como objetivo permitir aos educandos realizar uma análise sobre o cenário de discriminação e preconceito pelo qual passam as religiões afro-brasileiras e seus adeptos na atualidade, buscando-se ações que possam contribuir para amenizar ou até mesmo acabar com estes problemas que afligem os adeptos destas formas de expressar sua fé, procurando mostrar aos alunos que eles são os principais agentes transformadores da sociedade, devendo sempre começar pela realidade que os cerca.
Portanto, serão desenvolvidas reflexões que contribuam para acabar com o preconceito e com a discriminação contra as religiões de matrizes culturais africanas. Adquirir conhecimento sobre a cultura afro-brasileira, é um importante passo para a construção de uma sociedade mais tolerante, que respeite e aceite as diferenças, que saiba valorizar a cultura africana na sociedade brasileira e assim faça com que a intolerância religiosa fique no passado.
Os alunos do presente são o futuro da sociedade, e consequentemente, são estes sujeitos que ou promoverão a continuidade do preconceito e da discriminação ou contribuirão para acabar com este problema e para que este último seja alcançado é preciso que aprendam na escola a importância desta cultura para o Brasil.