“EU, O PRÍNCIPE REGENTE, FAÇO SABER AOS QUE O PRESENTE ALVARÁ VIREM: QUE DESEJANDO PROMOVER E ADIANTAR A RIQUEZA NACIONAL, E SENDO UM DOS MANANCIAIS DELA AS MANUFATURAS E A INDÚSTRIA, SOU SERVIDO ABOLIR E REVOGAR TODA E QUALQUER PROIBIÇÃO QUE HAJA A ESTE RESPEITO NO ESTADO DO BRASIL”.
(ALVARÁ DE LIBERDADE PARA AS INDÚSTRIAS (1º DE ABRIL DE 1808). IN: BONAVIDES, P.; AMARAL, R. TEXTOS POLÍTICOS DA HISTÓRIA DO BRASIL. VOL. 1. BRASÍLIA: SENADO FEDERAL, 2002 (ADAPTADO).
O PROJETO INDUSTRIALIZANTE DE D. JOÃO, CONFORME EXPRESSO NO ALVARÁ, NÃO SE CONCRETIZOU. QUE CARACTERÍSTICAS DESSE PERÍODO EXPLICAM ESSE FATO?
abinoanamdre200:
me ajude por favor
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Resposta:
Algumas características que explicam porque o projeto de D. João não se concretizou são: a dependência portuguesa da Inglaterra e o predomínio industrial inglês sobre suas redes de comércio.
Explicação:
Apesar da abertura dos portos e a revogação do alvará de 1785, que proibia a construção de fábricas e manufaturas no Brasil, o projeto de industrialização de D. João não se concretizou devido ao domínio que a capital inglesa exercia sobre o comércio no Brasil.
Saiba mais sobre o Projeto Industrialização de D. João aqui: https://brainly.com.br/tarefa/13241591
Perguntas interessantes