Eu não sou preguiçoso. Fui feliz nas primeiras tentativas e obriguei a fortuna a ser-me favorável nas seguintes. Depois da morte do Mendonça, derrubei a cerca, naturalmente, e levei-a para além do ponto em que estava no tempo de Salustiano Padilha. Houve reclamações.
– Minhas senhoras, seu Mendonça pintou o diabo enquanto viveu. Mas agora é isto. E quem não gostar, paciência, vá à justiça.
Como a justiça era cara, não foram à justiça. E eu, o caminho aplainado, invadi a terra do Fidélis, paralítico de um braço, e a dos Gama, que pandegavam no Recife, estudando Direito. Respeitei o engenho do Dr. Magalhães, juiz.
Violências miúdas passaram despercebidas. As questões mais sérias foram ganhas no foro, graças às chicanas de João Nogueira.
Efetuei transações arriscadas, endividei-me, importei maquinismos e não prestei atenção aos que me censuravam por querer abarcar o mundo com as pernas. Iniciei a pomicultura e a avicultura. Para levar os meus produtos ao mercado, comecei uma estrada de rodagem. Azevedo Gondim compôs sobre ela dois artigos, chamou-me patriota, citou Ford e Delmiro Gouveia. Costa Brito também publicou uma nota na Gazeta, elogiando-me e elogiando o chefe político local. Em consequência mordeu-me cem mil-réis.
(S. Bernardo, 1996.)
O proprietário da Fazenda São Bernardo, Paulo Honório, ao relatar suas atitudes, revela-se uma pessoa
A- egoísta e violenta.
B- invejosa e hesitante.
C- preguiçosa e traiçoeira.
D- obstinada e compassiva.
E- empreendedora e solidária.
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
Resposta:
letra c é a correta espero ter ajudado bons estudos se puder marque como melhor resposta
Perguntas interessantes
Artes,
8 meses atrás
Português,
8 meses atrás
Geografia,
10 meses atrás
Inglês,
10 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás