Eu, Mwanito, o afinador de silêncios A família, a escola, os outros, todos elegem em nós uma centelha promissora, um território em que poderemos brilhar. Uns nasceram para cantar, outros para dançar, outros nasceram simplesmente para serem outros. Eu nasci para estar calado. Minha única vocação é o silêncio. Foi meu pai que me explicou: tenho inclinação para não falar, um talento para apurar silêncios. Escrevo bem, silêncios, no plural. Sim, porque não há um único silêncio. E todo o silêncio é música em estado de gravidez. Quando me viam, parado e recatado, no meu invisível recanto, eu não estava pasmado. Estava desempenhado, de alma e corpo ocupados: tecia os delicados fios com que se fabrica a quietude. Eu era um afinador de silêncios. – Venha, meu filho, venha ajudar-me a ficar calado. Ao fim do dia, o velho se recostava na cadeira da varanda. E era assim todas as noites: me sentava a seus pés, olhando as estrelas no alto do escuro. Meu pai fechava os olhos, a cabeça meneando para cá e para lá, como se um compasso guiasse aquele sossego. Depois, ele inspirava fundo e dizia: – Este é o silêncio mais bonito que escutei até hoje. Lhe agradeço, Mwanito. [. ] COUTO, Mia. Antes de nascer o mundo. Companhia das Letras, 2011. O trecho desse texto que apresenta uma comparação implícita é "Minha única vocação é o silêncio. ". (1º parágrafo) "Escrevo bem, silêncios, no plural. ". (1º parágrafo) "E todo o silêncio é música em estado de gravidez. ". (1º parágrafo) "Eu era um afinador de silêncios. ". (2º parágrafo) "Ao fim do dia, o velho se recostava na cadeira da varanda. ". (4º parágrafo)
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Letra C
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Letra C) “E todo o silêncio é música em estado de gravidez.”. (1º parágrafo)
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