eu João tem uma fazenda uma fazenda muito grande onde planta milho o ano todo, quase não usando adubo e utilizando o arado puxado por boi. Ele não está muito satisfeito, pois de vez em quando o dono do moinho de fubá, para quem ele vende sua produção, não quer comprá-la, porque existem vários agricultores como ele produzindo muito milho e o moinho não tem capacidade para transformar tanto milho em fubá. Com isso, às vezes, Seu João perde boa parte de sua produção.
O vizinho de seu João, Seu Luiz, planta na sua fazenda feijão, soja, algodão e também milho, usando o arado puxado a trator, colocando o adubo adequado na plantação e utilizando defensivos quando preciso. Para Seu Luiz as coisas vão bem, pois para cada tipo de produto ele tem um comprador diferente, embora ele também seja fornecedor de milho para o mesmo moinho de fubá que compra a produção de Seu João. Felipe, que é empregado de seu Luiz, pediu permissão a ele para fazer uma plantação em uma pequena área próxima a sua casa onde ele planta nas horas de folga, de tudo um pouco: feijão, mandioca, abóbora, couve, inhame, hortaliças, etc. a produção de Felipe é pequena, não dando para comercializar, mas dá para seu sustento e de sua família.
Perto das fazendas de João e Luiz existe a enorme fazenda de Seu Fernando, onde ele produz só cacau, utilizando muitos empregados só na época da colheita. Seu Fernando vende quase que a totalidade de sua produção para Suíça, onde são fabricados deliciosos chocolates.
Em um lugar bem distante de quase tudo, há a fazenda de seu Paulo, onde ele cria gado solto, nas imensas pastagens lá existentes. Seu Paulo quase não cuida da sua criação, tomando apenas cuidado para que os bois não fiquem doentes e mais magros dando assim menos lucro na hora do abate.
Seu José e sua esposa, dona Regina, estão procurando uma fazenda para comprar, mas esta tem que ser próxima a uma cidade, pois ele quer criar bois de raças selecionadas, onde as vacas vão todos os dias para o curral, a fim de serem ordenhadas, receberem tratamento contra doenças e comerem ração própria para produzirem mais leite, que será vendido para a cooperativa da cidade.
1. Qual o tipo de agricultura praticada por Seu João?
2. É uma agricultura intensiva ou extensiva? Por quê?
3. Qual o tipo de agricultura praticada por Seu Luiz?
4. É uma agricultura intensiva ou extensiva? Por quê?
5. Por que os negócios do Seu João vão mal e os do Seu Luiz vão bem?
6. Quais as vantagens da agricultura realizada por Seu Luiz em relação à de Seu João?
7. Por que ele utiliza muitos empregados só na época da colheita?
8. Qual o tipo de pecuária praticada por Seu Paulo? Por quê?
9. Qual o tipo de pecuária que Seu José e dona Regina querem implantar na sua fazenda? Por quê?
10. Por que eles querem comprar uma fazenda próxima a uma cidade?
Soluções para a tarefa
Respondido por
27
1 - Agricultura empresarial extensiva
2- extensiva por se tratar de um ramo comercial
3- intensiva
4- intensiva, por ser no contexto familiar
5- pela diferença no tratamento das plantações e técnicas adotadas.
6- mais rendimento
7- para reduzir custos
8- bovina
9- bovina
10- pelos benefícios de compra de rações e coisas de fazenda.
2- extensiva por se tratar de um ramo comercial
3- intensiva
4- intensiva, por ser no contexto familiar
5- pela diferença no tratamento das plantações e técnicas adotadas.
6- mais rendimento
7- para reduzir custos
8- bovina
9- bovina
10- pelos benefícios de compra de rações e coisas de fazenda.
Perguntas interessantes