eu gostaria de saber qual e a qualidade do petroleo brasileiro quais sao os seus principais componetes e em eue o petroleo brasileiro e mais usado
Soluções para a tarefa
O petróleo é encontrado no fundo dos oceanos, bem como no solo, em rochas sedimentares. Petróleo, do latim petroleum, é a união das palavras petrus (pedra) eoleum (óleo) que significa literalmente óleo de pedra.
Dentre os primeiros colocados na produção de petróleo a nível mundial estão a Rússia, a Arábia Saudita e os Estados Unidos; o Brasil também representa um papel bastante significativo nesse setor, ocupando ao longo dos anos, por volta da décima colocação.
Composição QuímicaO petróleo é uma substância natural composta por vários componentes orgânicos, especialmente, hidrocarbonetos, ou seja, moléculas de carbono e hidrogênio.
Em estado natural, o petróleo é composto por: base parafínica, base naftênica e base aromática, porém, a predominância de alguma dessas substâncias encontradas na composição do petróleo varia conforme a sua procedência, de modo que o petróleo pode ser classificado em: parafínico, naftênico, misto - mistura de parafínico e naftênico ou aromático.
Após refino - processo de limpeza que transforma o estado natural do petróleo, surgem os seus derivados, dos quais falaremos mais adiante.
O petróleo é oleoso, inflamável e, pelo fato de apresentar uma cor escura e ser uma das principais fontes de energia a nível mundial, é conhecido como ouro negro.
Origem do PetróleoO petróleo é produzido pela pressão da água, donde os fitoplânctons se transformam em petróleo, num processo que demora anos. Nesse sentido, é importante destacar que, segundo estudiosos, uma jazida de petróleo pode levar entre dez e quatrocentos milhões de anos para se constituir.
Muitas teorias giram em torno de sua origem, contudo, a mais aceita é de que o petróleo é oriundo da sedimentação de matéria orgânica (animal e vegetal) depositada no fundo dos mares e oceanos, durante milhões de anos.
A descoberta do primeiro poço de petróleo ocorreu nos Estados Unidos, no ano de 1859, enquanto que no Brasil, foi descoberto na Bahia, em 1939. Todavia, pesquisadores afirmam que a substância já era utilizados por povos antigos da Mesopotâmia, Egito, Pérsia e China para fins de pavimentação, iluminação, lubrificantes, dentre outros.