Eu, Galilei, filho do falecido Vicenzo Galilei, Florentino, de setenta anos de idade, intimado à presença deste Tribunal e ajoelhado diante de vós, Eminentíssimos e Reverendíssimos Senhores Cardeais Inquisidores-Gerais [...] tendo diante dos olhos e tocado com as mãos os Santos Evangelhos [...] considerando que após ser intimada uma injunção [...] para que - eu deixasse a inteiramente falsa opinião de estar o Sol no centro do mundo e imóvel e a Terra não estar no centro do mundo e mover-se [...], escrevi e imprimi num livro no qual discuto a nova doutrina, já condenada [...] abjuro, amaldiçoo e detesto os citados erros e heresias [...].
Apud PRADE, Péricles. Crônica do Julgamento de Galileu: Poder & Saber. Curitiba, Casa das ideias, 1992.
A partir do trecho acima leia as afirmativas abaixo:
I - As ideias de Galileu, segundo o texto, foram aceitas pela igreja, mas condenadas pelo Tribunal do Santo Ofício, Galileu, por esta razão, teve de retratar-se.
II - Trata-se da retratação de Galileu Galilei, que em seus estudos de astronomia negou a concepção geocentrista aceita, até então, por grande parte dos astrônomos e defendeu que o Sol, e não a Terra, seria o centro do universo.
III - Galileu é um dos vultos do Renascimento. O Renascimento vai marcar uma mudança de mentalidade e a afirmação de novos valores, entre outros, o individualismo.
IV - As ideias racionalistas tiveram amplo apoio da aristocracia rural, que as usaram como argumentação para combater o poder do clero.
Assinale a alternativa que apresenta a(s) alternativa(s) correta(s):
Escolha uma:
a. Apenas a afirmativa I
b. Apenas a afirmativa II
c. As afirmativas I e II.
d. As afirmativas II e III.
Soluções para a tarefa
Respondido por
5
Resposta:
resposta é a C
Explicação:
Respondido por
1
Resposta:
alternativa c
Explicação:
Perguntas interessantes