História, perguntado por fernandaolliveiraf, 9 meses atrás

Eu estou precisando de ajuda pra fazer algumas questões dessa atividade.

1- Que período corresponde o Primeiro reinado?
2- Quais foram as províncias que contestaram o primeiro reinado? ( a autoridade de D. Pedro I )
3- Cite os primeiros países que reconheceram a independência do Brasil. Quais eram seus interesses?
4- Cite as principais características da constituição de 1824:
5- Fale sobre o poder moderador:
6- Quais foram as principais lideranças que eram contra a constituição do império ( 1824 )?
7- Comente sobre a confederação do Equador:
8- Fale sobre a guerra civil de 1831, e que motivos levou d. Pedro I a abdicar do trono.

Soluções para a tarefa

Respondido por laradama6
2

1- O Primeiro Reinado é um período que se estendeu de 1822 e 1831, sendo a fase em que d. Pedro I foi imperador do Brasil. Esse momento de nossa história iniciou-se com a declaração de independência, em 7 de setembro de 1822.

2-  Entre as províncias que se rebelaram, destacamos a Cisplatina (atual Uruguai), Bahia, Piauí, Pará e Maranhão.

3- Os principais países a reconhecer a independência do Brasil foram Estados Unidos, México, Argentina, França e Inglaterra.

A Inglaterra era a principal interessada na independência do Brasil, pois tinha interesses comerciais. Além disso, foi a Inglaterra quem emprestou dinheiro para o Brasil pagar a indenização a Portugal pela independência.  

Assim, o país britânico obteve grandes lucros com essa negociação.

Os EUA incentivavam a independências de todas as colônias europeias na América, por isso apoiou e reconheceu nossa independência.

4- As principais características desta constituição são: O governo era uma monarquia unitária e hereditária: A existência de 4 poderes: o Legislativo, o Executivo, o Judiciário e o Poder Moderador, este acima dos demais poderes, exercido pelo Imperador; & por fim o Estado adotava o catolicismo como religião oficial.

5- Poder Moderador no Brasil era o poder exercido pelo imperador como forma de equilibrar as relações e conflitos entre os três poderes da nação; executivo, legislativo e judiciário.

6- A Confederação do Equador foi um movimento revolucionário ocorrido em 1824 na região Nordeste do Brasil. O objetivo da revolta era lutar contra o processo de escravatura, instaurar uma nova Constituição isonômica e trazer autonomia à organização político-administrativa da época.

Sua causa está associada à outorga da Constituição de 1824 e também à queda do preço do açúcar que consequentemente desnivelou a economia. Em função do apoio imperial para coibir a revolta, todos os principais líderes foram executados.

7- Confederação do Equador foi um movimento revolucionário de caráter republicano e separatista que eclodiu no dia 2 de julho de 1824 em Pernambuco, se alastrando para outras províncias do Nordeste do Brasil. O movimento é considerado um desdobramento da Revolução Pernambucana de 1817.

8- Os desdobramentos do exercício do Poder Moderador por D. Pedro, a rixa entre políticos conservadores e liberais, bem como a rivalidade entre brasileiros e portugueses que estavam radicalizados no Brasil, culminaram na abdicação do imperador, formalizada no dia 07 de abril de 1831.

Peguei do Google  

Perguntas interessantes