Sociologia, perguntado por deboraalmeida376, 7 meses atrás

"eu estava na estação com o turbante toda linda me sentindo diva e eu comecei a reparar que tinha bastante mulheres negras, lindas aliás que tava me olhado torto(...) enfim veio fala comigo e dizer que não mim dava o turbante porque eu era branca tirei o torbante e falei ' tá vendo essa careca,isso se chama câncer então eu uso o que eu quero!adeus' peguei e sai e ela ficou com cara de tacho desde então Thauane você deu entrevistas foi xingada e foi elogiada nas redes sociais" A polêmica gerada pela situação descrita acima traz à tona o debate sobre ​
a) apropriação cultural
b) aculturação
c) etnocentrismo
d) miscigenação
e) relativismo cultural

gente me ajudem pf tô confusa :-(​

Soluções para a tarefa

Respondido por kangbruzzle
244
Olá, boa tarde!

Debora, a resposta dessa questão é a letra A.

Essa polêmica causada pelo uso do turbante (símbolo da cultura negra) por uma mulher branca, ascendeu a discussão sobre a apropriação cultural no Brasil. E esse termo significa um povo de determinada cultura x utilizar símbolos de uma outra cultura y, porém, é importante mencionar que a situação da apropriação é muito agravada pelo fato das culturas “dominadoras” ou “colonizadoras” geralmente serem as responsáveis por tomar como seus os elementos culturais de um povo “dominado” ou “colonizado”.

A letra b não é possível porque fala de aculturação, que é o ato de retirar de um povo (que foi dominado por outro) traços de sua cultura (como no período da escravidão que homens e mulheres negros não podiam falar suas línguas e nem manter suas tranças, por exemplo).

A letra c não é possível porque trata de etnocentrismo, que é quando um povo trata a sua cultura como sendo superior à do outro (como na época do colonialismo e neocolonialismo) e nesse caso, é um termo muito geral para a situação da reportagem.

A letra d não é possível porque trata da miscigenação, que seria o que temos no Brasil, ou seja, o encontro de diferentes culturas que se misturam entre si e convivem, tornando um país diferenciado.

A letra e não é possível porque o relativismo cultural é um termo muito utilizado na antropologia pra falar de um ponto de vista que evita julgar uma cultura diferente da sua como “exótica”, “estranha” ou “inferior”. Assim, respeitando o diferente.

Espero que tenha ficado bem explicado e que possa ter ajudado!!

deboraalmeida376: Ai obgdaaaaaaaaaaaaaaa
kangbruzzle: Imagina! ❤️
amaitevidotti: nao sei como que a sua resposta nao foi verificada, ficou perfeita
deboraalmeida376: vdd ficou perfeita dms
gabibs69: ❤❤❤
gabibs69: obrigada viu princesa
Respondido por Matheusieti
20

A alternativa que melhor se refere ao processo indicado por uma cultura que utiliza traços e elementos de outra a fim de lucrar com isso, é a apropriação cultural, Letra A.

A aculturação é um processo que parte da conexão entre as culturas, porém, quando uma cultura interage com outro no sentido de adaptação da mesma. Um exemplo claro é o nosso País, que quando colonizado por Portugal passou a se adaptar a cultura Europeias.

Vale lembrar que a aculturação possui total relação com a evolução da antropologia, colocou por terra as visões etnocêntricas nos afirmando como sociedades e grupos plurais, não devendo sobrepor uma cultura sobre a outra.  A assimilação parte da semelhança entre os fenômenos sociais, ou seja, da aproximação entre as partes.

Mais sobre cultura:

https://brainly.com.br/tarefa/12782574

Anexos:
Perguntas interessantes