Eu e outras poesias, de Augusto dos Anjos, livro de poemas pertencente ao Pré-Modernismo, foi lançado em 1912. E, influenciou, decisivamente, as conquistas modernistas elaboradas a partir da Semana de Arte Moderna, de 1922. Acerca da novidade que a obra trouxe para a história da literatura brasileira e sobre as principais características dela, analise as assertivas abaixo:
I. A poesia de Anjos incomodou, sobretudo, a classe burguesa da época, acostumada com o refinamento parnasiano de Olavo Bilac.
II. O autor utiliza o soneto, forma clássica e fixa, para abordar temas inusitados, tais como a carne em putrefação e o verme.
III. O eu lírico de Augusto dos Anjos sofre uma Dor Cósmica, isto é, a dor de existir e, por esse motivo, é profundamente melancólico.
IV. A linguagem científica que trata da fisiologia humana e da evolução das espécies recebe influências do Darwinismo.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I, apenas.
Alternativa 2:
II, apenas.
Alternativa 3:
I e III, apenas.
Alternativa 4:
II, III e IV, apenas.
Alternativa 5:
I, II, III e IV.
Soluções para a tarefa
Resposta: Eu marquei Alternativa 5: I, II, III e IV.
Explicação: Todas estão corretas.
Alternativa correta: 5 (I, II, III e IV)
Augusto dos Anjos:
Foi um autor que utilizou de características parnasianistas e simbolistas, sendo conhecido por ter transitado por diversos estilos literários durante sua carreira como escritor.
Segundo o estudo atual da literatura, suas obras são divididas em três grandes fases, a primeira delas com tendências simbolistas, a segunda com características um pouco mais tradicionais e, por fim, marcadas por obras maduras, próximas do pré-modernismo.
O autor foi duramente criticado por utilizar termos científicos e médicos para aproximar o leitor da realidade, de forma cética e melancólica, o que lhe rendeu o nome de "Poeta da Morte".
Ainda assim, seus sonetos seguem a métrica rígida e formal da época, com conteúdo inovador.
No caso apresentado, a primeira alterativa está correta pois o autor atuou na mesma época que Olavo Bilac, visto por ele como uma inspiração. No entanto, as inovações e os termos utilizados em suas obras foram muito criticados pela burguesia da época.
A segunda alternativa também está correta pois grande parte das obras do autor é composta por sonetos, caracterizados pela forma clássica, mas com temas surpreendentes e que geravam incômodo.
Também está correta a terceira alternativa, uma vez que o eu lírico de Augusto dos Anjos tem como característica principal a melancolia e o ceticismo.
Por, fim a quarta alternativa também está correta, considerando que o autor utiliza vários termos científicos e jargões médicos, recebendo muita influência do Darwinismo, teoria evolucionista fundamentada nas obras de Charles Darwin, que abordam temas como a seleção natural para explicar a origem e a manutenção das espécies.
Para saber mais sobre Augusto dos Anjos, acesse: brainly.com.br/tarefa/20558081
#SPJ2