EU DOU 15 PONTOS, ME SOCORREM!
1) A criminalização de classes sociais subalternizadas não é um movimento recente tampouco novo. Historicamente, com a expansão e desenvolvimento do capitalismo, do neoliberalismo e das relações de dominação e explorações; as classes dominantes regem sobre a vida da camada mais pobre, e instituem para essa; poder sobre a vida e a morte. Na contemporaneidade, a criminalização dos “pobres”, perpassa também pela penalização dos movimentos sociais, cuja ações sociopolíticas se dão como resposta de descontentamento das desigualdades sociais acentuadas e orquestradas pelo Estado.
Marque a alternativa falsa:
a) A violência no Brasil, sobretudo na área urbana, tem reduzido exponencialmente nos últimos anos.
b) No Brasil, a criminalização da pobreza, está associada à classes subalternizadas a partir da noção de “classes perigosas”.
c) vivemos em um estado no qual a luta pela sobrevivência é regra e não a exceção.
d) Apesar de que o governo brasileiro seja responsável por garantir o direito universal a saúde e a vida dos cidadãos, a desigualdade social faz com que certos grupos tenham mais condições do que outros de sobrevirem.
2) Ao olhar para o fenômeno da criminalização da pobreza é preciso lançar olhar também para o território, espaço este que ao mesmo tempo em que une também separa os sujeitos, devido aos processos produtivos. Assim, segundo o autor, a pobreza e a riqueza constituem um paradoxo ao serem realidades diferentes, mas que se complementam. Logo, é inútil imaginar que a pobreza poderá ser eliminada sem a modificação da atual estrutura da produção, dos investimentos e do consumo
Marque a alternativa falsa:
a) Quando relacionamos o exposto com a questão da segurança pública verificamos que o enfrentamento da criminalidade está muito mais diretamente relacionado às questões socioeconômicas do que o direito penal em si.
b) não há superlotação no sistema carcerário no Brasil.
c) Nesse sentido, o enfrentamento da pobreza deve ter como objetivo a eliminação das diferenças de renda e melhores condições de vida as pessoas.
d) os pobres ‘não são socialmente marginais, e sim rejeitados; não são economicamente marginais, e sim explorados; não são politicamente marginais e sim reprimidos.
3) O corona vírus é conhecido há muito tempo, por desencadear desde resfriados comuns a síndromes respiratórias graves, como no caso da Síndrome Respiratória Aguda Grave (Sars) e a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (Mers). A transmissão dele pode ocorrer de uma pessoa para outra por meio do contato próximo com o infectado. Marque a alternativa falsa:
a) A pandemia desse novo vírus, além do desastre na saúde pública, vitimando milhares de pessoas, causou e causa sucessivas quedas nas bolsas de valores pelo mundo, a ponto de provocar um tombo no crescimento econômico do planeta em 2020.
b) No Brasil, os choques de oferta e demanda provocados pela disseminação da doença frearam a retomada da economia, reduziram fortemente a produção das empresas, levando ao fechamento vários estabelecimentos comerciais, com demissão de milhares de trabalhadores e restrição profunda do consumo, frustrando a expectativa de melhora do PIB.
c) A crise causada pela Covid-19 mostrou que novas regras nas relações comerciais, nos hábitos de consumo e no peso do Estado frente ao mercado não devem merecer destaque.
d) A fuga de investimentos do Brasil e a consequente valorização do dólar, motivado pela busca por este ativo de risco de mais segurança já eram sinais de que o mercado sofreria com a pandemia.
por favor não chutem.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Resposta:
A 1° e a alternativa (C) A 2° e a alternativa (B) A 3° alternativa (D)
Perguntas interessantes