Eu digo que aqueles que condenam os tumultos entre os nobres e a plebe parecem reprovar aquelas coisas que foram a causa primeira da liberdade em Roma. Consideram mais os rumores e os gritos que nasciam de tais tumultos que os bons efeitos que eles provocavam e não veem que há em toda república dois humores diversos, quais sejam,aquele do povo e aquele dos grandes, nem também que todas as leis que são feitas em favor da liberdade nascem desta desunião.[...] Não se pode com alguma razão chamar esta república de desordenada quando nela existem tantos exemplos de virtù, porque os bons exemplos nascem da boa educação, aboa educação das boas leis e as boas leis daqueles tumultos que muitos condenam inadvertidamente.”(MAQUIAVEL, Nicolau. Discursos sobre a primeira década de Tito Lívio. In: MARÇAL,Jairo. Antologia de textos filosóficos, Seed-PR, ).De acordo com o texto que acabamos de ler, assinale a alternativa correta: *
10 pontos
a) Aquilo que é preconizado pelo filósofo como causa da liberdade política apenas caberia para o contexto da Roma republicana e não para toda e qualquer república.
b) Os tumultos não são sinais de fraqueza de uma república, mas um índice de força política, na medida em que revelam o engajamento político dos cidadãos de todas as classes políticas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
3
Resposta:
Explicação:
Acredito que seja a B
Perguntas interessantes