Português, perguntado por dudafigueiredoo1147, 11 meses atrás

Eu cheguei a entender perfeitamente a língua da Bruzundanga, isto é, a língua falada pela gente instruída e a escrita por muitos escritores que julguei excelentes; mas aquela em que escreviam os literatos importantes [...], nunca consegui entender, porque redigem eles as suas obras [...] em outra muito diferente da usual, outra essa que consideram como sendo a verdadeira, a lídima, justificando isso por ter feição antiga de dous séculos ou três. Quanto mais incompreensível é ela, mais admirado é o escritor que a escreve, por todos que não lhe entenderam o escrito. Na Bruzundanga, há a literatura oral e popular de cânticos, hinos, modinhas, fábulas etc.; mas todo esse folk-lore não tem sido coligido e escrito, de modo que, dele, pouco lhes posso comunicar.Em Os Bruzundangas, Lima Barreto versa, com ironia, sobre diversos aspectos da Bruzundanga, uma pátria fictícia que apresenta muitas semelhanças com o Brasil. No trecho anterior, que se refere à literatura produzida em Bruzundanga, o narrador A atesta que os literatos mais admirados do país eram os que usavam em seus livros uma linguagem prosaica, distante da linguagem culta da população. B observa que os considerados bons escritores, em Brunzundanga, enriqueciam suas obras com o folclore do país e uma linguagem rebuscada. C afirma que a linguagem utilizada pelos literatos respeitados não era compartilhada pela maioria da população da Bruzundanga. D julga sua avaliação como superficial, pois não chegou a entender perfeitamente a língua falada e escrita pela parcela culta da população. E utiliza, para julgar os escritores da Bruzundanga, o mesmo critério que alçava os literatos respeitados à fama

#SAS
#VESTIBULAR

Soluções para a tarefa

Respondido por gustavoif
5

No trecho anterior, que se refere à literatura produzida em Bruzundanga, o narrador A atesta que os literatos mais admirados do país eram os que usavam em seus livros uma linguagem prosaica, distante da linguagem culta da população.

Lima Barreto foi um jornalista e escritor brasileiro, que publicou romances, sátiras, e outros formatos de literatura, principalmente em revistas populares ilustradas e periodicos do inicio do seculo XX.

A obra Bruzundanga e uma brincadeira com os costumes da vida brasileira nos primeiros anos da Primeira Republica: Bruzundanga e um pais que so existe na ficcao, mas muito parecido com o Brasil: onde havia, tal como na Primeira Republica, diversos problemas sociais, economicos e culturais.

A critica desse excerto citado no enunciado diz respeito aos os titulos academicos possuidos pelos ricos que nao utilizavam seus conhecimentos para causas nobres.

Perguntas interessantes