eu ainda não entendi essa questão. Alguém explica como se fosse pra um retardado por favor!
Segundo a agência Nacional de petróleo (ANP), em certas regiões do país a gasolina é considerada de "Boa qualidade" quando apresenta em sua composição no máximo 25% de álcool anidro.
O proprietário de um posto de abastecimento adquire o conteúdo de dois caminhões-tanque idênticos, com misturas álcool-gasolina pura em concentrações diferentes.
A razão entre o volume de álcool e o volume de gasolina pura, nessa ordem, é de 1 para 5 no primeiro caminhão e de 1 para 3 no segundo caminhão. Os dois caminhões descarregam sua carga no reservatório do posto, que estava inicialmente vazio, originando, assim, a gasolina que será comercializada.
A gasolina obtida é de "Boa qualidade" , conforme o critério estabelecido pela ANP? Explique seu raciocínio.
Soluções para a tarefa
Resposta:
A gasolina obtida é de "má qualidade" pois apresenta em sua composição mais de 25% (26,3 %) de álcool anidro
Explicação passo-a-passo:
Para resolver esse problema de forma mais fácil, vamos dar um valor para a o volume de cada caminhão. Esse valor, não importa qual seja, sempre levará à mesma resposta.
Para facilitar, vamos escolher um volume de 24.000 litros pois esse é um múltiplo de 4 e de 6.
No primeiro caminhão a razão entre o volume de álcool e o volume de gasolina pura é de 1 para 5. Isso quer dizer que, a cada 6 litros da mistura, 1 é de álcool e 5 são de gasolina.
Logo,
No segundo caminhão a razão entre o volume de álcool e o volume de gasolina pura é de 1 para 3. Isso quer dizer que, a cada 4 litros da mistura, 1 é de álcool e 3 são de gasolina.
Logo,
Quando o conteúdo dos dois caminhões for misturado no tanque, a razão entre o volume de álcool (Va) e o volume de gasolina (Vg) será igual a