Etimologicamente, orientar-se significa buscar o “oriente”. Orientar-se sempre foi uma das preocupações básicas do ser humano e se justificava, inicialmente, pela busca de alimento e de abrigo.
No decorrer do tempo, trouxe a necessidade de traçar rotas de comércio e navegação, buscar recursos no subsolo etc.
Muitas vezes, a orientação se dá, diretamente, pela localização dos pontos cardeais, que podem ser encontrados com o uso de uma bússola.
Mas, e se houvesse a necessidade de se orientar e não existisse uma bússola por perto, como seria possível tal intento?
A
Em épocas mais remotas, os seres humanos se orientavam por meio de sinais deixados pela natureza, tais como posição e quantidade de neve, musgos nos troncos das árvores e rochas etc., pois esses fatos eram sempre confiáveis.
B
Na verdade, um conhecimento adquirido pela observação de astros, como o Sol, permitia aos seres humanos identificar o leste (nascente) e, assim, consequentemente, os demais pontos cardeais que se mostrariam a seguir.
C
Antes da invenção da bússola, para se chegar aos pontos cardeais, utilizavam-se aparelhos como o astrolábio e o sextante, que funcionavam a qualquer momento do dia.
D
Se não houvesse uma bússola, era possível a observação de astros, como a Lua, que, assim como o Sol, nascia no leste e se punha no oeste, sendo facilmente visível todas as noites.
E
Não seria possível uma orientação e localização sem bússola, visto que, antes de sua invenção, os seres humanos não se aventuravam em navegações, mesmo que não muito distantes.
Soluções para a tarefa
Respondido por
4
Resposta: letra C
Explicação: O sol não é um astro é uma estrela.
Orientar-se pelos astros é algo passível de erros, ou até mesmo impossível em certos momentos do dia ou do ano, como dias e noites nublados. O ser humano passou a ter carência de algo mais confiável, então criou instrumentos que pudessem auxiliá-lo na orientação.
Rosa dos ventos
Astrolábio
Sextante
e muito tempo depois a Bússola.
456zito:
Errado, o astrolábio só podia ser usado enquanto o sol ainda era visível nos céus, não funcionava no período noturno, e na alternativa explica que esses 2 funcionariam o dia inteiro e nesse caso não funcionam.
Perguntas interessantes
Português,
6 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
Ed. Técnica,
1 ano atrás
Ed. Técnica,
1 ano atrás