“Ética é a área da filosofia que estuda o comportamento humano. Portanto, um problema ético de grande relevância e interesse é o PRECONCEITO, uma vez que se trata de um comportamento que cria vários problemas práticos para o ser humano.”. Você já sofreu preconceito, como você superou isso, e como podemos amenizar isso no Brasil?
Soluções para a tarefa
Resposta:
1. Abertura para o novo: historicamente aprendemos que estar perto do que conhecemos é mais seguro. No entanto, as oportunidades de desenvolvimento humano estão no sentido radicalmente oposto. É quando buscamos satisfazer nossa curiosidade e nos expomos a algo que não conhecemos, que descobrimos coisas novas; é quando experimentamos uma atividade diferente, que descobrimos e desenvolvemos novas habilidades. Permanecer nas redondezas do que conhecemos nos trás uma falsa sensação de conforto, de autoestima e de domínio, que em breve converte-se em limitações, angústias e sensação de atraso.
2. Empatia: A medida que exercitamos nossa abertura para o novo, naturalmente encontramos novas pessoas em nossas experiências. É das relações interpessoais que vêm nossas maiores aprendizagens sobre nós mesmos. Mas para isso, precisaremos exercitar o reconhecimento de como essas relações nos afetam, o que elas nos causam de sensações e sentimentos. Só então poderemos nos perguntar: E como será que essa experiência afeta a outra pessoa em particular? É muito provável que a experiência dela seja diferente da sua. Nem melhor nem pior, apenas dela! Desenvolver empatia significa conectar-se com o referencial interno da outra pessoa. E se você experimentar comunicar sua compreensão sobre essa experiência empática, pode descobrir as sensações que uma verdadeira conexão relacional pode proporcionar. Neste ponto as diferenças desaparecem e compreendemos o exato sentido do termo Igualdade.
3. Coragem para ser autêntico: O maior desafio para sermos nós mesmos talvez seja deixarmos de lado o desejo de tentar corresponder as expectativas das pessoas que amamos. Afinal, se precisamos agir de forma diferente do que realmente somos para que uma relação permaneça, isto significa que essa relação não é tão boa assim. Nossas distorções perceptivas podem chegar ao ponto de nem reconhecermos mais quem somos. O principal caminho de resgate e desenvolvimento da nossa autenticidade talvez seja buscar reconhecer, em cada experiência, que sensações, sentimentos e reflexões ela te provoca; como você gostaria de agir com base no seu referencial interno? O somatório de experiências com atitudes que representem sua consciência de si, podem te ajudar a reconhecer quem você realmente é.
Explicação: