(ETEC 2019/1) Leia o texto para responder à questão. A Organização das Nações Unidas (ONU) declarou 2019 como sendo o Ano Internacional da Tabela Periódica dos Elementos Químicos (IYPT 2019, em inglês). Um dos principais motivos para a comemoração é que em 2019 completamos 150 anos desde a primeira tabela de Dmitry Mendeleev. Ele, na tentativa de organizar os elementos químicos conhecidos na época, inspirou-se em cartas do baralho que usava para jogar paciência e fez algo parecido com os elementos. Pegou fichas brancas e nelas escreveu o símbolo dos elementos químicos conhecidos e uma curta lista de suas propriedades químicas. Passou então a se concentrar sobre aquelas fichas e num dado momento, foi vencido pela exaustão e adormeceu, tendo um sonho em que via uma tabela na qual os elementos se encaixavam exatamente como pretendia. Ao despertar do sono, escreveu imediatamente essa tabela. Ele compreendeu que, quando os elementos eram escritos numa ordem crescente de massa atômica, várias propriedades químicas se repetiam em intervalos regulares (periódicos). Por isso, a sua descoberta recebeu o nome de Tabela Periódica dos Elementos. O mais impressionante dessa descoberta e que fez com que ele fosse levado a sério pela comunidade científica foi que ele deixou alguns espaços vagos, dizendo que nenhum elemento se encaixava ali porque eles ainda não haviam sido descobertos, mas que ainda seriam. Além disso, ele especificou até mesmo quais seriam as propriedades desses elementos químicos ainda não descobertos. E, impressionantemente, foi o que realmente aconteceu. Após a publicação de sua tabela, os elementos germânio, gálio e escândio foram descobertos e possuíam as propriedades descritas por ele. Atualmente, a Tabela Periódica dos Elementos Químicos está organizada em ordem crescente de número atômico (Z), porque, na realidade, não são as massas atômicas que definem as propriedades de cada elemento, mas sim o número atômico. Apesar de terem sofrido vários ajustes ao longo dos anos, as Tabelas Periódicas modernas continuam baseadas sobre a estrutura essencial criada por Mendeleev. No ano de 1955, um novo elemento químico foi descoberto, tendo número atômico 101, sendo instável e sujeito a sofrer fissão nuclear espontânea. Ele recebeu o nome de mendelévio, em homenagem a esse grande cientista. Mendeleev deixou, em sua Tabela, espaços vazios, a) Pois, havia sonhado com novos elementos químicos e passou a pesquisá-los. b) Porque previa a descoberta de novos elementos químicos, o que realmente ocorreu posteriormente. c) Que foram preenchidos por novos elementos, com características diferentes das previstas por ele. d) Porque não existiam elementos que apresentassem as massas atômicas que deveriam ocupá-los. e) Para serem preenchidos por elementos químicos que havia descoberto, pouco antes de sonhar com a tabela.
Soluções para a tarefa
Os espaços vazios na tabela significavam que alguns elementos não descobertos, com específicas massas que ocupavam estes espaços, deveriam ocupá-los, tendo as propriedades químico-físicas de sua família, como diz o texto: "[...] Ele deixou alguns espaços vagos, dizendo que nenhum elemento se encaixava ali porque eles ainda não haviam sido descobertos [...] Ele especificou até mesmo quais seriam as propriedades desses elementos químicos [...]."
Com essas informações, podemos dizer que a afirmativa correta é a letra d) Porque não existiam elementos que apresentassem as massas atômicas que deveriam ocupá-los.
Espero ter ajudado. Se sim, adicione esta como melhor resposta ; )
Resposta:
A resposta correta é a letra B
Explicação:
"porque previa a descoberta de novos elementos químicos, o que realmente ocorreu posteriormente." no plurall deu certo