Filosofia, perguntado por rayla66, 11 meses atrás

etapas do método cartesiano e definição de cada uma. ​

Soluções para a tarefa

Respondido por RafaelS82
27

Os quatro preceitos do Método empreendido por Descartes são:  

1º) Clareza e distinção ("nunca aceitar algo como verdadeiro que eu não conhecesse claramente como tal; ou seja, de evitar cuidadosamente a pressa e a prevenção, e de nada fazer constar de meus juízos que não se apresentasse tão clara e distintamente a meu espírito que eu não tivesse motivo algum para duvidar dele";

2º) Análise ("repartir cada uma das dificuldades que eu analisasse em tantas parcelas quantas fossem possíveis e necessárias a fim de melhor solucioná-las", chegando aos elementos mais simples);  

3º) Ordem ("o de conduzir por ordem meus pensamentos, iniciando pelos objetos mais simples e mais fáceis de conhecer, para elevar-me, pouco a pouco, como galgando degraus, até o conhecimento dos mais compostos, e presumindo até mesmo uma ordem entre os que não precedem naturalmente uns aos outros". Defende a dedução como forma de ampliar o saber, do mais simples ao mais composto) e

4º) Enumeração ("efetuar em toda parte relações metódicas tão completas e revisões tão gerais nas quais eu tivesse a certeza de nada omitir". Para que todos os elementos sejam considerados e para verificar se a visão total está de acordo como as regras que foram aplicadas).

Espero ter ajudado! Bons Estudos!

Respondido por DiMagalhaes
18

1 – Regra da evidência, que recomenda entender como verdadeiro apenas aquilo que seja absolutamente evidente, isto é, sobre o qual não paire a menor dúvida, de modo que se evite a precipitação e a prevenção.

2 – Regra da análise, que indica a divisão de um problema complexo em parcelas mais simples, examinando cada parte de acordo com a regra de evidência.

3 – Regra da síntese, que ressalta a importância de se ordenar os pensamentos, classifi cando-os do mais simples ao mais complexo, lembrando de organizar também aqueles que não precedem naturalmente aos outros. Trata-se da síntese que reorganiza o objeto estudado, impondo-lhe uma lógica de raciocínios que permite sua melhor compreensão, pois permite passar do conhecido ao desconhecido.

4 – Regra da enumeração e revisão, para que se assegure não haver esquecido ou omitido nada, ou seja, revisar e enumerar todos os passos dados no estudo do problema.

Perguntas interessantes