Etapa 3:
De acordo com a reportagem da “Isto e Dinheiro”, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) elevou suas projeções para a inflação no Brasil em 2021 e 2022, com a estimativa para 2021 PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – PTI
próximo dos 10%. Ainda de acordo com o instituto, o IPCA (indicie que mensura a inflação no país) deve encerrar 2021 com alta acumulada de 9,8%. O resultado fica bem acima do teto da meta oficial para o ano, de 3,75% com margem de tolerância de 1,5 ponto percentual para mais ou para menos. Já para 2022, é esperada desaceleração em relação à taxa de inflação, a projeção do IPE A para a alta dos preços foi para 4,9%, fora do centro da meta, que neste caso é de 3,5%, com margem também de 1,5 ponto.
A inflação é de longe uma das maiores preocupações dos agentes econômicos. A inflação afeta negativamente tanto as empresas quanto as pessoas, principalmente as famílias de menor poder aquisitivo. Visto que o Brasil registrou um número recorde de 1,4 milhão de empresas abertas entre maio e agosto de 2021, qual os impactos da inflação para essas empresas e para as que já estão consolidada no mercado?
Obs. Para responder essa pergunta elabore uma resposta de no mínimo 10 linhas, relacionando os efeitos da inflação nas empresas e na econômica de modo geral.
Soluções para a tarefa
São efeitos da inflação nas empresas e na economia nacional como um todo:
- Aumentos nos preços das matérias-primas (empresas)
- Aumentos nos preços dos combustíveis (empresas)
- Diminuição do consumo (economia nacional)
- Redução do poder de compra do consumidor (economia nacional)
- Aumento da Taxa SELIX (economia nacional)
O que é inflação?
A inflação representa o crescimento acelerado dos preços dos produtos (bens) e dos serviços na economia de modo geral. Na prática, isso quer dizer que o consumo de bens e serviços passa a ficar cada vez mais limitado (por conta da desvalorização do Real).
Aprenda mais sobre o tema inflação em:
https://brainly.com.br/tarefa/11955276
Força e Honra!
Resposta:
Em relação aos impactos da inflação nas empresas que já estão consolidadas no mercado, basicamente é o aumento dos preços para o consumidor, causado pelo aumento de preços da matéria prima para setor produtivo, tornando a oferta menor que a demanda. A procura excessiva por algum produto ou serviço também repercute no aumento do preço. As contas reajustadas de acordo com a oscilação da inflação, como água, luz e gás, também são fatores serem considerados como impactos negativos.
De maneira geral, a inflação afeta principalmente o setor de compra da empresa. É preciso que haja monitoramento diário do controle do orçamento da empresa. Torna-se importante ter mais do que um fornecedor e utilizar estratégias de negociações em momentos de crise.
Explicação:
Para entender esses reflexos, vale compreender que a estimativa da inflação é calculada por indicadores que medem a variação de preços e os impactos nos custos. Dentre os principais indicadores temos: Índice Geral de Preços - Disponibilidade Interna (IGP–DI); Índice Geral de Preços (IGP); Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA); Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). O IPCA (inflação oficial) é o principal indicador, medido mensalmente, leva em consideração os produtos consumidos por famílias que ganham até 40 salários mínimos. Esse índice é calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), tendo como base para cálculo os produtos consumidos por famílias que recebem entre 1 e 40 salários mínimos mensais, quaisquer que sejam as fontes de renda.
De acordo com o IBGE (2022, p. 2), essa Pesquisa de Orçamento Familiar (POF), relaciona critérios para a delimitação da cobertura das populações-alvo dos índices (90%) e a estabilidade das estruturas de consumo, que requer a exclusão das famílias com rendimentos inferiores a um salário mínimo, além daquelas com rendimentos considerados excessivamente altos. " De maneira geral, o escopo metodológico do IPCA abrange os seguintes temas: montagem da estrutura geral de pesos; definição das bases cadastrais de produtos e locais; coleta de preços e método de cálculo".
FONTE:
IBGE. IPCA - Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo: conceitos e métodos. Portal IBGE, mar. 2022.