Estuudlile. QUESTÃO 1 Durante a II Guerra Mundial, o governo brasileiro implantou, no Ceará, o Serviço Especial de Mobilização dos Trabalhadores para a Amazônia (SEMTA). Esse organismo foi a) resultado da política de Getúlio Vargas, que, para evitar uma revolta popular decorrente da calamidade social causada pela seca na região, criou frentes de trabalho na Amazônia visando o combate à fome e o assistencialismo social permanente às famílias. b) implementado pelo governo norte-americano como parte do acordo de que os Estados Unidos defenderiam o Brasil em caso de ataque inimigo, em troca da livre exploração da Amazônia para sanar suas necessidades de guerra e de mercado. c) responsável pelo recrutamento dos chamados "soldados da borracha”, para assegurar a extração de látex nos seringais da Amazônia e a exportação dessa matéria-prima para os Aliados, por meio de acordos político-econômicos firmados entre Brasil e EUA. d) criado como parte dos Acordos de Washington, que estabeleceu compromissos entre o Brasil e os países Aliados no sentido da cooperação militar e econômica para ocupar e desenvolver a Amazônia, região de fronteiras porosas e vulnerável à invasão por parte dos países do Eixo. e) uma instituição de fachada, como exigia o contexto de guerra, que administrava as várias bases militares no Ceará e em outros estados nordestinos, encarregadas de garantir o fornecimento de combustíveis e outros insumos para a indústria norte-americana.
Soluções para a tarefa
A resposta correta é a letra C: O Serviço Especial de Mobilização dos Trabalhadores para a Amazônia foi responsável pelo recrutamento dos chamados "soldados da borracha”, para assegurar a extração de látex nos seringais da Amazônia e a exportação dessa matéria-prima para os Aliados, por meio de acordos político-econômicos firmados entre Brasil e EUA.
Durante o período da Segunda Guerra Mundial, o Brasil necessitava urgentemente de parceiros tanto econômicos como militares, para que isso fosse estabelecido, o SEMTA foi organizado, utilizando soldados recrutados para assegurarem a extração de látex na Amazônia.
Através disso, o Brasil firmou um acordo político-econômico que o favorecia diretamente, pois esses produtor eram fornecidos para os países pertencentes aos Aliados, são eles: Inglaterra, Estados Unidos, França e União das Republicas Socialistas Soviéticas.
Durante a realização desse acordo, muito soldados morreram de forma trágica, sendo presas fáceis de doenças como a malária, ou mesmo animais como onças e cobras.