Estudou-se na disciplina de Gestão do Meio Urbano, que a maior preocupação do Poder Público deve ser com as condições de moradias mais precárias, pois a degradação física do espaço urbano impacta nas condições sociais e a qualidade de vida da população. A população de baixa renda que não possui condições de adquirir uma moradia por meio do mercado formal imobiliário e que não recebe incentivos ou benefícios do governo para financiar um imóvel acaba por ocupar propriedades alheias ou áreas de risco. (YAMAWAKI, Yumi; SALVI, T. Luciane - Introdução à gestão do meio urbano. Curitiba: Editora InterSaberes 2ª. edição 2013) Com base no contexto acima e no livro da disciplina de Gestão do Meio Urbano assinale a alternativa correta que é responsável pelas ocupações irregulares.
Soluções para a tarefa
Oi, amigo(a)!
Você esqueceu de colocar o restante da questão, que se segue.
(...)
A Ausência de recursos e falta de apoio das empresas públicas.
B Ausência de recursos e falta de apoio das empresas privadas.
C Ações governamentais mal geridas ou da omissão do Estado em garantir às famílias de baixa renda condições dignas de moradia.
D Atualmente não existe ocupações irregulares.
Primeiramente, a ocupação das áreas de risco é vista como uma consequência das mazelas existentes em nossa sociedade. Nesta direção, as pessoas mais pobres - por conta de não terem recursos financeiros para adquirir um imóvel -, acabam construindo habitações em áreas consideradas inabitáveis ou declaradas irregulares pela Defesa Civil.
Ainda, neste contexto social. podemos destacar a omissão do Estado brasileiro, que por muito tempo não trabalhou com políticas públicas para a habitação urbana e rural. Na realidade, o governo federal só começou a atuar com políticas voltadas para a habitação (para pessoas mais pobres) no ano de 2009, com o Programa Minha Casa Minha Vida.
Gabarito:
"C) Ações governamentais mal geridas ou da omissão do Estado em garantir às famílias de baixa renda condições dignas de moradia".
Espero ter contribuído.