Estudos transversais coletam informações sobre o fator de exposição e desfecho em um grupo de indivíduos em um mesmo tempo, que pode ser um ponto fixo durante o curso de eventos ou um período específico. A partir dos seus conhecimentos a respeito desse tipo de delineamento, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
Nos estudos transversais, não conseguimos distinguir se a exposição veio antes do desenvolvimento da doença ou se a presença da doença afetou a exposição do indivíduo.
Porque,
Os dados sobre exposição e doença são coletados no mesmo momento.
Soluções para a tarefa
Resposta:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Explicação:
Os estudos transversais produzem informações relativas à frequência, tanto de uma doença na população e dos fatores de risco em um determinado tempo, além de associações. Entretanto, como os dados sobre exposição e doença são coletados no mesmo momento, não conseguimos distinguir se a exposição veio antes do desenvolvimento da doença ou se a presença da doença afetou a exposição do indivíduo. Outros delineamentos, como os estudos de coorte ou caso-controle, por exemplo, poderiam ser utilizados para testar a hipótese levantada no estudo transversal.
Os estudos transversais são feitos com elementos que não estão no mesmo nível, como pessoas doenças e pessoas não doentes, dessa forma, não é possível distinguir se a exposição veio antes do desenvolvimento da doença ou se a presença da doença foi que afetou a exposição do indivíduo (ambas são verdadeiras e se complementam).
Exposição e causa da doença
A exposição ao patógeno tende a ser a causa das doenças, mas às vezes estudos mostram que a simples exposição não é a única causa para a doença, dependendo de outros fatores para que ela se desenvolva.
Mais sobre epidemiologia
https://brainly.com.br/tarefa/49415975
#SPJ5