Psicologia, perguntado por ydamasio90, 7 meses atrás

estudos sobre histeria freud

Soluções para a tarefa

Respondido por AnaGabi951
3

Explicação:

Foi através de queixas clínicas que o tratamento desenvolvido por Freud, influenciado por seus pares, pode continuar a evoluir dentro do arcabouço teórico e prático da psicanálise.

É necessário reservar um espaço importante dentro da formação para a compreensão dessa patologia, sua etiologia, desenvolvimentos, formas de intervenção e interpretação, além do tratamento. Dizemos que foi a primeira patologia estudada por Freud e especialistas dos estudos da mente. E, desde então, o conceito de Histeria foi desdobrado, revelando-se outras patologias, de modo que os psiquiatras atuais preferem não adotar esta terminologia.

Pode-se dizer que o livro Estudos sobre a histeria (1893-1895) publicado em conjunto entre Freud e Breuer, foi para a obra fundadora da psicanálise, embora os escritos contidos em A Interpretação dos Sonhos (1900) sejam considerados, por Freud, como o grande livro fundador da psicanálise.

Deste modo, nos estudos, os autores discutem e introduzem a ideia sobre a doença

“(…) como originária de uma fonte da qual os pacientes estão relutantes em falar, ou mesmo não conseguem discernir sua origem. Tal origem seria encontrada em um trauma psíquico ocorrido na infância, no qual uma representação ligada a um afeto angustiante teria sido isolado do circuito consciente das ideias, e o afeto foi dissociado a partir disso e descarregado no corpo.” (Revista Eletrônica Científica de Psicologia, 2009).

Resumindo, podemos dizer que o significado de Histeria está ligado:

a um trauma na idade infantil

de que a pessoa adulta não consegue se lembrar muito bem (recalque)

este afeto se desprende da lembrança original, isto é, da representação “verdadeira”

e acaba se manifestando no corpo, isto é, com incômodos físicos (somatização).

Perguntas interessantes