Estudos relatam que os transtornos mentais é a terceira causa de longos afastamentos do trabalho por doença e, no ano de 2011, foi pago mais de R$211 milhões de benefícios previdenciários. Na pesquisa do médico do trabalho, João Silvestre da Silva Júnior da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP apresentou que ambientes com pouco apoio social, elevadas demandas e baixo controle de tarefas, recompensas inadequadas e comprometimento excessivo aumentam a chance de afastamento. Deste modo, a organização também é responsável pela saúde mental de seus trabalhadores. Considerando o tema transtorno mental, analise as afirmativas abaixo.
Disponível em: . Acesso em: 28 ago. 17.
I. O transtorno mental pode ser desenvolvido por eventos estressantes no trabalho, desde pressões no ambiente laboral até relacionamentos interpessoais.
II. A síndrome de burnout pode ser considerada um transtorno mental advinda da cronificação do estresse no trabalho.
III. Todo transtorno mental é desenvolvido no momento laboral, devido à dificuldade de adaptação do trabalhador diante das necessidades do mercado.
IV. Toda pessoa que possui transtorno mental não possui capacidade para trabalhar, uma vez que possui limitações com sintomas psicológicos e comportamentos anormais.
Está correto o que se afirma em:
Apenas I e II.
Apenas I e III.
Apenas III e IV.
Apenas I, II e IV.
Apenas I, III e IV.
Soluções para a tarefa
A resposta correta para a questão apresentada é a LETRA A.
O ambiente de trabalho pode gerar fatores estressantes para seus trabalhadores não apenas relacionados com as condições de trabalho, pressões e problemas específicos como também pelas dificuldades encontradas em relacionamentos interpessoais complexos.
A Síndrome de Burnout é um distúrbio psíquico depressivo que tem como antecendentes um esgotamento tanto físico quanto psicológico cuja causa está ligada de maneira intensa com sua atividade profissional.
Apesar de uma influência muito grande do ambiente de trabalho, os transtornos mentais não são advindos apenas deste tipo de situação podendo ser de conotação genética ou com foco em outras situações estressantes na vida.
A presença de um transtorno mental em determinada pessoa não significa que ela fica incapacitada para o trabalho já que este tipo de patologia possui níveis variados e tratamentos que quando seguidos de maneira correta permitem uma vida social e laboral normal.
Espero ter ajudado.
Atenciosamente,
Ana Camila
Considerando o tema transtorno mental, podemos apontar que ele pode ser desenvolvido por eventos estressantes no trabalho, desde pressões no ambiente laboral até relacionamentos interpessoais.
Há inúmeras causas possíveis para o surgimento de um transtorno mental, desde traumas até mesmo pré-disposições genéticas, então é preciso compreender que transtornos mentais normalmente são multifatoriais.
A Síndrome de Burnout, no entanto, é um tipo de transtorno mental é desenvolvido no momento laboral, devido à dificuldade de adaptação do trabalhador diante das necessidades do mercado, o que gera um efeito patológico.
O ambiente de trabalho pode ser extremamente frustrante para um indivíduo, sendo que isso pode acumular estresse, resultando no desenvolvimento da Síndrome de Burnout, com consequências negativas para o sujeito.
Com base nisso podemos estabelecer que somente as afirmativas I e II estão corretas.
Confira aspectos sobre o aumento da depressão entre os jovens:
https://brainly.com.br/tarefa/16544730