Ed. Física, perguntado por guilhermedriver7156, 10 meses atrás

Estudos recentes sugerem que duas doenças, comuns no nosso dia a dia, são importantes fatores de risco para

o agravamento das complicações associadas ao COVID-19, sendo tais doenças comuns em pacientes idosos que

vieram a óbito em Wuhan, China.

a) Que doenças são essas?

b) A prática regular de exercícios físicos poderia evitar o aparecimento de tais doenças? Por quê?

Soluções para a tarefa

Respondido por kaka7116
2

Resposta:

Um paciente com idade avançada que chega ao hospital com covid-19, doenças crônicas como hipertensão e diabetes, além de sinais de sepse (inflamação sistêmica do organismo contra uma infecção) deve acender um alerta pois, segundo um estudo publicado nesta segunda-feira (9), estes são traços de um perfil mais vulnerável à morte pela nova doença.

PUBLICIDADE

Os autores do artigo no periódico médico Lancet dizem que se trata do primeiro estudo a mapear a evolução do quadro de pacientes infectados pelo vírus Sars-Cov-2 sobre os quais se sabe que houve um desfecho — ou seja, faleceram ou receberam alta do hospital. O estudo também se destaca por analisar casos tratados em Wuhan, cidade chinesa onde o vírus começou a infectar pessoas.

Foram considerados quadros de 191 pacientes do Hospital Jinyintan e Hospital do Pulmão de Wuhan internados entre dezembro de 2019 e janeiro de 2020. Destes, 137 receberam alta e 54 morreram nos hospitais, considerados referência para o tratamento do novo coronavírus.

25 perguntas e respostas para entender tudo que importa sobre o novo coronavírus

10 boas notícias sobre o coronavírus em meio a "pandemia de medo"

O que é a sepse, doença que mais mata no mundo

Os autores do estudo alertam que seus resultados dizem respeito à amostra de Wuhan, portanto não podem ser automaticamente generalizados para outras partes do mundo.

Os pesquisadores, filiados a instituições chinesas, buscaram juntar os pontos do início, percurso e desfecho da doença nessas pessoas. Para isso, usaram informações de prontuários, exames e dados demográficos. Em seguida, construíram modelos matemáticos para identificar os fatores de risco que levaram à morte

Perguntas interessantes