Estudos nos Estados Unidos têm mostrado que lá a maior fonte de contaminação por dioxinas e furanos se dá pela alimentação. A pesquisa mostrou a seguinte distribuição do risco estimado, em relação a dioxinas e furanos: 87,1% pelo consumo de carne e de laticínios; 5,1% pelo consumo de vegetais; 4,6% pela ingestão de poeiras; 2,8% por inalação; menos de 1% pelo consumo de peixes e outras fontes.
ASSUNÇÃO, João V. e PESQUERO, Célia R. Dioxinas e furanos: origens e riscos. Revista de Saúde Pública, Universidade de São Paulo – Faculdade de Saúde Pública, São Paulo, v. 33, n.5, p. 523-530, 1999. Disponível em: . Acesso em: 23 set. 2019. (adaptado)
A formação das dioxinas e furanos se dá em condições facilitadores, predominantemente devido à ação antrópica. Nesse contexto, leia as afirmativas a seguir:
I. As dioxinas e os furanos são compostos organoclorados persistentes, que podem demorar anos para serem degradados.
II. A poluição por dioxinas e furanos se dá principalmente por despejos nos corpos d’água.
III. O processo de fabricação de PVC é apontado como o principal gerador de dioxinas e furanos.
É correto apenas o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
III.
Alternativa 2:
I e II.
Alternativa 3:
I e III.
Alternativa 4:
II e III.
Alternativa 5:
I, II e III.
Soluções para a tarefa
Respondido por
8
A alternativa correta é a Alternativa 4: II e III.
Esses compostos são de origem não natural, considerados altamente tóxicos, extremamente persistentes, tendo sido detectados em todas as matrizes ambientais como: solo, sedimentos, ar, água, animais e vegetais.
O solo e os sedimentos de corpos d’água podem estar contaminados com PCDD/PCDF já que essas indústrias usam muita água e estão em geral localizadas próximas a rios ou outros corpos d’água.
Espero ter ajudado.
ulisesmacedotello:
brigado
Perguntas interessantes