História, perguntado por aliriomarques, 6 meses atrás

ESTUDOS AMAZÔNICOS 7ºANO

QUEM NÃO DEPENDIA DO TRABALHO INDÍGENA NA AMAZÔNIA COLONIAL?

Você se lembra de como os indígenas eram importantes para as atividades extrativas e agrícolas?

Porém, não era só naquelas atividades que o trabalho indígena era fundamental. Nos espaços urbanos, eles também faziam de tudo: construíam as edificações, trabalhavam para moradores e religiosos, levantavam fortes e fortalezas e até combatiam indígenas ou estrangeiros que ameaçavam o domínio da Metrópole portuguesa na região. Agora, imagine o que seria da vida na colônia sem o trabalho dos indígenas!

Contudo, como se conseguia um trabalhador indígena? Existiam várias alternativas. Um indígena poderia ser escravizado caso fosse resgatado ou feito prisioneiro por meio de uma guerra justa. Porém, a principal forma de se conseguir um trabalhador indígena era por meio dos aldeamentos, geralmente eram administrados pelos religiosos, mas, em alguns momentos, os colonos também foram autorizados a administrá-los. A disputa pelo controle dos aldeamentos estava relacionada à dependência do trabalho indígena. O administrador do aldeamento definia a distribuição da mão de obra indígena. Isso gerava grandes conflitos.

RESGATE: Eram expedições militares, chamadas tropas de resgate, autorizadas a recolher indígenas aprisionadas em aldeias indígenas. isso ocorria depois de guerras entre povos indígenas rivais. Os sobreviventes do povo derrotado eram aprisionados pelos vencedores. Os indígenas que viviam nessa condição, quando resgatado pelas expedições portuguesas, poderiam ser transformados em escravos.

DISTRIBUIÇÃO DOS INDÍGENAS: uma das formas de distribuir os trabalhadores indígenas era pelo sistema de repartição implantado na Colônia.

GUERRA JUSTA: Entre as guerras enfrentadas pelos indígenas, algumas eram chamadas de justas. No entanto, o que será que os colonizadores consideravam como uma guerra justa? Para eles, justa era a guerra feita contra aldeias indígenas consideradas inimigas, ou seja, aquelas que atacavam os colonizadores. Pela lei da época, os colonizadores só poderiam fazer guerra justa se os indígenas atacassem antes. Todavia, fica claro na documentação da época que muitas vezes os indígenas apenas se defendiam dos ataques iniciados pelos colonizadores. E por que tantas guerras justas foram declaradas? Para os colonizadores, a partir da guerra justa, esses povos, considerados primitivos e bárbaros, receberiam os ensinamentos cristãos, o que salvaria suas almas. Além disso, segundo a lei da época, os nativos apreendidos em guerras justas poderiam ser escravizados.

A Revolta de Beckman foi um exemplo de conflito entre colonos e missionários jesuítas pela disputa da mão de obra. Em 1684, Manuel Beckman e outros colonos da capitania do Maranhão reclamavam da falta de trabalhadores. Para eles, os africanos, negociados pela Companhia de Comércio do Maranhão, não eram suficientes e eram vendidos a um preço muito alto. Por outro lado, os trabalhadores indígenas eram controlados pelos Jesuítas. Os colonos se sentiam prejudicados com a falta de mão de obra. Por isso revoltaram-se contra os Jesuítas e os expulsaram de São Luís. Os colonos de Belém também expulsaram os Jesuítas no mesmo ano.



PARA RESPONDER:



01. Escreva o motivo da Revolta de Beckman:





02. Como ocorria a Guerra Justa. Entre colonos e Indígenas?



03. Qual era a principal forma de se conseguir um trabalhador indígena?





04. Segundo o assunto. O que era Resgate?



05. Quais os trabalhos realizados pelos indígenas nos espaços urbanos?

Soluções para a tarefa

Respondido por clarafurtunatods
7

1- A Revolta de Beckman foi um exemplo de conflito entre colonos e missionários jesuítas pela disputa da mão de obra.

2- Era feita contra aldeias indígenas consideradas inimigas, ou seja, aquelas que atacavam os colonizadores.

3- A principal forma de se conseguir um trabalhador indígena era por meio dos aldeamentos.

4- Eram expedições militares, chamadas tropas de resgate, autorizadas a recolher indígenas aprisionadas em aldeias indígenas.

5- construíam as edificações, trabalhavam para moradores e religiosos, levantavam fortes e fortalezas e até combatiam indígenas ou estrangeiros que ameaçavam o domínio da Metrópole portuguesa na região.


aliriomarques: kk
clarafurtunatods: eu n sou nerde, apenas sei a resposta
clarafurtunatods: até pq estudei isso ano passado
aliriomarques: kk
aliriomarques: valeu de todo geito
clarafurtunatods: k.k.k.k
clarafurtunatods: .✌
aliriomarques: Já te segui
clarafurtunatods: valeu
aliriomarques: valeu vc
Perguntas interessantes