Geografia, perguntado por amandagamer2325, 3 meses atrás

Estudo inédito realizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) aponta a reportagem e interprete o quadro. de 24 setores industriais brasileiros, mais da metade (14, incluindo o de ves- a ponto O estudo constatou que esses setores correm risco de se tornar tão ineficientes de serem excluídos da chamada Quarta Revolução Industrial- seada na digitalização e robotização das fábricas e dos processos produtivos para aumentar a eficiência. /.../ Eles precisam de investimentos urgentes, pois não terão competitividade em relação aos países que competem diretamente com o Brasil", principalmente que será setores com baixo grau de inovação, pouca inserção no comércio exterior e pro- firma João Emilio Gonçalves, gerente executivo de Política Industrial da CNI. 'São utividade inferior à média internacional.' e ressalta que empresas desses setores terão 'enorme' desafio de competiti- vidade e o senso de urgência de atualização será dado pela própria concorrência. A mudança tecnológica é grande e vai ocorrer muito mais rápido do que outras revoluções', diz. 'A falta de competitividade pode levar os produtos dessas empresas a serem substituídos por importados."" SILVA, Cleide. Mais da metade da indústria brasileira está atrasada na corrida tecnológica. O Estado de S. Paulo, 4 fev. 2018. Disponível em: . Acesso em: 19 fev. 2018. Nível intermediário: Alta inovação e produtividade exportação, mas baixa Nível médio: Alta produtividade, boa taxa de inovação, mas exporta pouco Derivados de petróleo e biocombustível, metalurgia, informática e eletrônicos, veículos. Madeira. Nível baixo: Baixa produtividade e pouca exportação Minerais não metálicos, químicos, farmacêuticos, móveis, têxteis, couro e calçados. a) De acordo com a reportagem, qual é o principal problema que as indústrias brasileiras enfrentam? Quais são as consequências disso? b) Quais são os setores industriais brasileiros que apresentam elevada competitivi- dade e inovação e são bastante exportados? c) Que setores industriais apresentam elevada competitividade mas exportam pouco? d) Cite quatro setores industriais brasileiros que têm baixa produtividade e exportam muito pouco.​

Soluções para a tarefa

Respondido por william870921
0

Economia CNI: mais da metade da indústria brasileira está tecnologicamente defasada Estudo constatou que alguns setores correm riscos de se tornar tão ineficientes a ponto de serem excluídos da chamada quarta revolução industrial4 min de leitura    Estadão Conteúdo    Estadão Conteúdo04 Fev 2018 - 10h44 Atualizado em 04 Fev 2018 - 10h47       Link e d in    Pinterest    Copiar Link Indústria ; produção industrial ; trabalhador ; operário ; construção ;  Roupas esportivas produzidas pela Sol Sport, de Jaraguá do Sul (SC), vão passar a sair da fábrica com um chip na etiqueta que indica ao fabricante e ao lojista a quantidade de peças disponíveis e quais delas têm mais saída. Com o novo sistema em fase de implantação, a empresa quer reduzir os estoques de quatro meses para dez dias e produzir só o que está vendido. Ao cortar custos e melhorar a produtividade, a Sol Sport quer avançar no mercado interno e recuperar terreno perdido externamente por falta de competitividade. A iniciativa faz parte de um movimento de adaptação da fábrica às novas tecnologias que vêm revolucionando a forma de produção industrial em todo o mundo - a chamada indústria 4.0. Mas a Sol Sports pode ser considerada uma exceção em seu ramo de atuação no Brasil.

A CNI pretende levar o estudo ao Ministério da Indústria, Comércio e Serviços nos próximos dias, para tentar traçar um programa de inovação que envolva empresas, entidades, universidades e governo. Uma das sugestões será a abertura de linhas especiais de crédito pelo BNDES.

Perguntas interessantes