Administração, perguntado por moniquescipioni5, 1 ano atrás

Estudo I
Uma empresa atacadista, em São Paulo, atendia uma seleta clientela de todo o país. Sua tarefa era importar produtos de estética e beleza, acolher os pedidos e remeter aos clientes. A empresa fazia diariamente encomendas externas, junto aos fornecedores da França e dos EUA, baseadas em um planejamento de acordo com os pedidos e com um prazo médio de antecedência. Outro setor importante era o de Recebimento, Seleção, Distribuição e Despacho devidamente conectado com o Setor de Pedidos Nacionais. Uma central de atendimento acolhia as encomendas e fazia a triagem dos pedidos de acordo com um regime de urgência próprio para atender clientes especiais. Na verdade, havia uma distribuição dos pedidos normais e um de caráter especial. O Setor de Expedição trabalhava a mil por hora. Com o advento do Plano Real e a estabilização da moeda, ocorreu inicialmente um salutar aumento da demanda e os pedidos começaram a se tornar mais frequentes. A direção da empresa, ainda afeiçoada a procedimentos mercadológicos da época inflacionária, não percebeu mudanças no segmento e a aproximação da concorrência de forma lenta, gradual, mas efetiva. A rotina foi otimizada, os funcionários continuaram trabalhando de forma intensiva e, de repente, a empresa começou a perder clientes. Quando a direção tentou diagnosticar as causas da diminuição dos pedidos e o afastamento dos clientes (que inicialmente atribuiu à mudança e à retração sazonal do mercado) era tarde demais. Foi perdendo os clientes e a empresa quebrou.

Estudo II - Frases soltas coletadas dentro do cenário do caso acima:
- O quê! Não ficou pronto ainda? O pessoal de Brasília vai me "queimar vivo" se a encomenda não seguir hoje!!!! Dê um jeito, viu!!!
-Seu Mathias! Infelizmente, houve um problema no aeroporto e a nossa mercadoria está detida em função da greve dos aeroviários!
- Ninguém atende! Já é a quinta vez que ligo e ninguém me dá notícia nenhuma do meu pedido que era "para ontem" (um cliente de Fortaleza)!
- Chega! Chega! Pode parar! Porque você acha que só o meu setor está atrasando? De onde você tirou isso? Ontem, nós ficamos até às 23 horas, preparando o despacho para Porto Alegre...
-Com a Matilde eu não falo de jeito nenhum. Ela é muito preconceituosa e incompetente!
- Esse cafezinho está uma droga!
- Maria, quem é que vai ficar no lugar do Joãozinho, que faz três dias que não aparece para o trabalho? Está doente ou o quê, pois não tenho notícias?
- Tá bem! Tá bem! Vou ver o que posso fazer, mas acho que esse produto não tem em estoque, viu?

1. Quais seriam as etapas e técnicas de treinamento para criar formas de preparar essas pessoas para conduzir a empresa atacadista no momento de mudança e evitar a falência? ​

Soluções para a tarefa

Respondido por vanessafonntoura
1

As etapas e técnicas de treinamento para criar formar de preparar as pessoas em relação a aprendizagem organizacional para se referir a uma cultura de aprimoramento das pessoas que predomina  nas organizações bem-sucedidas

O treinamento é um processo cíclico e contínuo composto de quatro etapas:

  • Diagnóstico: é o levantamento das necessidades de treinamento a serem satisfeitas. Essas

necessidades podem ser passadas, presentes ou futuras.

  • Desenho: é a elaboração do programa de treinamento para atender às necessidades

diagnosticadas.

  • Implementação: é a aplicação e condução do programa de treinamento.
  • Avaliação: é a verificação dos resultados do treinamento.

Espero ter ajudado.

Perguntas interessantes