ESTUDO DE CASO
Tereza foi recentemente contratada para atuar como técnica de Segurança do Trabalho em uma empresa de tecnologia e desenvolvimento de programas para computadores. A empresa em questão conta com aproximadamente 95 funcionários divididos entre os setores de desenvolvimento de software e de controle e manutenção de central de processamentos de dados. Ao realizar uma vistoria para promover melhorias no sistema de controle de risco e combate a incêndio da empresa, ela identificou as seguintes situações: - A empresa conta somente com extintores de incêndio da classe A, com a data de validade vencida; - Grande quantidade de equipamentos elétricos energizados; - Equipamento e materiais obstruindo e escondendo os extintores de incêndio e placas de sinalização; - Ausência de sinalização e emergência e de equipamentos de combate a incêndio; - Placas de sinalização de saída de emergência e de rota de fuga na coloração amarela. - Ausência de treinamentos quanto as medidas de combate a incêndio e de evacuação de área. PERGUNTAS DO ESTUDO DE CASO Considerando a situação levantada na empresa, responda:
a) Qual a classe de incêndio encontrada na vistoria e qual as suas principais características?
b) Com relação ao método de extinção, qual o mais indicado para combater um possível princípio de incêndio na empresa?
Soluções para a tarefa
a) Qual a classe de incêndio encontrada na vistoria e qual as suas principais características? Classe C, caracterizado pelo incêndio em equipamento elétrico energizado.
b) Com relação ao método de extinção, qual o mais indicado para combater um possível princípio de incêndio na empresa? A extinção deve ser feita por agente extintor que não conduza eletricidade.
a) A classe de incêndio que se encontra na vistoria é a classe C, a qual é caracterizada pelo incêndio em equipamento elétrico energizado.
b) Em relação ao método de extinção de incêndio, o mais indicado para combater um possível princípio de incêndio na empresa seria por meio do uso de agente extintor que não conduza eletricidade.
Sob esse aspecto, uma unidade extintora portátil de classe K, é usada para combater incêndios em cozinhas industriais, por exemplo, ou então usa-se um sistema fixo veloz de agente saponificante.
Leia mais em:
https://brainly.com.br/tarefa/19680392