Geografia, perguntado por milacaus3077, 11 meses atrás

estudo de caso.


reflita as questoes e responda em forma de texto;

a) outras industrias poderiam fazer uso dos resíduos (cavacos) provenientes da industria moveleira?quais tipos de industria?

b) os cavacos resultantes da industria moveleira podem ser reutilizados na produção de outros produtos?quais?


c) no terrotorio brasileiro existem fábricas que reutilizam esses residuos ?onde estão localizadas ?que produtos produzem e para quais países ou regiões destinam esses produtos?

Soluções para a tarefa

Respondido por MarciaAguilar
2

Olá, bom dia!


A questão de resíduos na indústria moveleira deve ser tratada inicialmente de forma a reduzir a produção dos mesmos.


Após a redução inicial de resíduos, os cavacos provenientes da indústria moveleira podem ser matéria-prima para outras indústrias, tais como: indústria de papel, dado que é possível extrair celulose da madeira para a obtenção do papel.


Outra alternativa para sua reutilização é a formação de briquetes com o pó da madeira, através de sua compactação a altas pressões. O produto final, chamado de briquete, também conhecido como lenha ecológica ou lenha industrial, consumido no abastecimento de fornos e caldeiras da indústria siderúrgica.


Os cavacos maiores podem ser reutilizados na produção artesanal de pequenos objetos de madeira (sigla POM), já os menores são triturados para a produção de pó de madeira e posteriormente compressão para formação dos briquetes.


Outra possibilidade é a compostagem para a produção de adubo, pois a serragem aumenta a velocidade de degradação da matéria orgânica que é realizada pelos microrganismos.


A vantagem em se reutilizar os materiais é inseri-los novamente na cadeia produtiva, agregando valor ao produto, o que possibilita obter lucro com o que era um resíduo descartável.


No Brasil, o maior pólo moveleiro é o de Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul e o segundo maior é o de Arapongas, no norte do Paraná. De acordo com o site do Sindicato das Indústrias de Móveis de Arapongas, as fábricas deste pólo detém 10% das exportações brasileiras de móveis, contudo seu principal foco é o mercado interno, no segmento residencial, comercializados em todas as regiões do país.



Espero ter ajudado!

Perguntas interessantes