Ed. Técnica, perguntado por lindaestudiosa1327, 11 meses atrás

ESTUDO DE CASO

José da Silva é um técnico em segurança do trabalho e foi contratado como consultor pela Marcenaria Cardoso para a elaboração do mapa de risco do ambiente, já que a empresa não possui CIPA ou SESMT. O Mapa de Risco é uma ferramenta muito importante para a Segurança do Trabalho na empresa e serve para mostrar os riscos presentes no ambiente de trabalho, fazendo um diagnóstico da situação da empresa ou do setor analisado. Depois de levantadas todas as informações do processo de trabalho do local analisado, José iniciou a identificação dos riscos existentes nesse local, as medidas preventivas existentes e sua eficácia e os indicadores de saúde do local. Ao avaliar a função de marceneiro, José constatou que ao retirar a chapa de madeira em MDF para corte, o trabalhador suspende a chapa com as duas mãos, obrigando a coluna a se curvar para frente e para baixo, havendo uma sobrecarga da coluna vertebral e possibilidade fortes dores nas costas

Soluções para a tarefa

Respondido por vanessafonntoura
3

O mapa de riscos é uma avaliação qualitativa dos riscos existentes nos locais de trabalho. É representado graficamente através de cores e círculos em tamanhos diferentes de acordo com a planta do ambiente analisado.

De acordo com a Portaria nº 25, o Mapa de Riscos deve ser elaborado pela CIPA, com a participação dos trabalhadores envolvidos no processo produtivo e com a orientação do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) do estabelecimento, quando houver.

Espero ter ajudado.

Perguntas interessantes