ESTUDO DE CASO
Homem, 68 anos de idade, passou na triagem do pronto-atendimento do qual você é o enfermeiro, com queixa de micção dolorosa, polaciúria e sensação de bexiga ainda cheia, mesmo após urinar. Os sintomas iniciaram há três dias, mas hoje, o volume da micção foi discreto e o paciente começou a apresentar dor intensa nos quadrantes inferiores do abdome. Ficou assustado quando viu sangue na urina e diz ter sido recentemente diagnosticado com hiperplasia benigna de próstata. Tem histórico de tabagismo, hipertensão arterial e diabetes; as medicações de uso contínuo são: o Captopril, a Metformina e a Finasterida. Está ansioso porque seu pai morreu de câncer renal. Ao exame físico: apresenta sudorese, expressão facial de dor, taquicardia, hipersensibilidade abdominal à palpação e globo vesical proeminente. Seus dados vitais são: frequência cardíaca = 105 bpm, frequência respiratória = 20 mrpm, pressão arterial = 159/92 mmHg e temperatura = 36, 2° C. Apesar de não apresentar febre, sua uroanálise evidencia hematúria e leucocitúria.
O médico solicita avaliação do urologista e pede que você introduza uma sonda vesical para drenar o grande volume urinário presente na bexiga, trazendo alívio ao desconforto e à dor apresentada pelo paciente. Ao iniciar o procedimento de sondagem vesical de demora, você encontra dificuldades para introduzir a sonda, além disso, o paciente começa a apresentar sangramento via meato urinário. Ao comunicar ao médico sobre o fracasso em tentar sondar o paciente, o mesmo suspende o procedimento e pede para aguardar a avaliação do urologista.
Quando o urologista chega ao pronto-atendimento, diz ser médico do paciente e que pretende realizar uma cistostomia por punção (vídeo a seguir), um de seus técnicos de enfermagem se prontifica a preparar o material para o procedimento.
Enquanto o técnico de enfermagem separa o material para a cistostomia, você inicia o plano de cuidados elencando o disgnóstico de Retenção Urinária. Qual dos fatores relacionados abaixo, se enquadra na etiologia apresentada pelo paciente? Assinale a alternativa CORRETA
A- Barreiras ambientais.
B- Relaxamento inadequado dos músculos do assoalho pélvico.
C- Obstrução do trato urinário.
D- Doenças no sistema nervoso.
E- Músculo vesical enfraquecido.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
O paciente não consegue urinar e não conseguiram sondar ele, então temos aí uma obstrução urinária (alternativa C).
O que pode causar uma obstrução urinária?
Cálculos urinários que desceram para a uretra, plugs formados por substâncias que solidificaram no meio, constrição uretral e até mesmo o desenvolvimento de uma colônia bacteriana.
É preciso coletar a urina desse paciente, não apenas para aliviar ele, mas para evitar que as substâncias da urina ganhem circulação ou que causem danos a vesícula urinária ou aos rins.
Venha estudar mais sobre o sistema urinário
https://brainly.com.br/tarefa/12050135
Anexos:
Perguntas interessantes
Matemática,
4 meses atrás
Sociologia,
4 meses atrás
Matemática,
4 meses atrás
História,
4 meses atrás
História,
10 meses atrás
Filosofia,
10 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás